ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empresa cria banheiro e refeitório móveis para trabalhadores da cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/02/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes, de Guaxupé (MG)

Após ouvir inumeráveis histórias sobre a dificuldade de se adequar à NR 31 – Norma Regulamentadora da Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, Marcos Roberto Barbosa se voltou para as novas necessidades de produtores e empregados no campo.

Uma das principais demandas da Norma se refere à obrigação do empregador rural ou equiparado em “garantir adequadas condições de trabalho, higiene e conforto, definidas nesta Norma Regulamentadora, para todos os trabalhadores, segundo as especificidades de cada atividade”.

E foi o pedido de um cliente especial que fez com que Marcos quebrasse a cabeça para suprir duas demandas essenciais ao dia a dia dos trabalhadores do café. Um banheiro e uma área de convivência, ou refeitório se tornava um entrave para os campesinos que fazem tratos culturais e, principalmente, a colheita do café.

Foto: Femagri / Divulgação
Marcos Roberto Barbosa apresenta seu modelo de banheiro e área de vivência móveis, durante a Femagri, em Guaxupé (MG)

“O Seu Carlos Paulino (presidente da Cooxupé), me pediu para pensar em uma maneira de melhorar o banheiro. Um meio de leva-lo de uma parte a outra da lavoura”, conta Marcos. Para solucionar o problema, banheiros e área de vivência com rodas e engatáveis nos tratores. Ao invés de banheiros químicos, vasos sanitários reforçados com fibra, caixa de dejeto e capacidade para até 140 descargas.

Com sua empresa, a Gran Maq, Marcos expôs na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas – Femagri 2017 os modelos com opção do banheiro acoplado ao refeitório, ou cada um deles com seu carrinho independente. Para chegar até os modelos comercializados hoje foram cinco anos de modificações e evolução. “Chegamos a ter modelos de refeitório em madeira no início, mas vimos que era difícil manter limpo, então fomos adaptando”, explica.

Filho de João Batista Barbosa, que já trabalhava com concerto de maquinário voltado para o café há pelo menos 30 anos, Marcos herdou mais do que o gosto pelo setor. “Nós ouvimos os produtores e os trabalhadores, principalmente”, revela ele, acompanhado pelo pai na Feira.

Com mais de 300 peças vendidas para diversas regiões produtoras do país, Marcos explica que o objetivo é tornar a empresa referência. “Minha intenção é fazê-la grande. Estamos sempre tentando aprimorar os modelos. Temos agora 12 funcionários e cada um tem sua família, é muito importante mantê-los e depois crescer”, completa Marcos, que quer diversificar a produção para outros maquinários.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures