ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa: tecnologias que melhoram a qualidade do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
A clonagem de plantas por embriogênese somática é a tecnologia que está sendo destacada pela Embrapa Café para apresentação aos visitantes do Ciência para a Vida - VI Exposição de Tecnologia Agropecuária, realizada na Sede da Embrapa, em Brasília.

Pesquisadores da Embrapa Café e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia apresentam a técnica de propagação assexuada ou vegetativa para o café, que permite multiplicar, em larga escala, as variedades de café que são, a cada ano, melhoradas pela pesquisa, tornando-as mais acessíveis aos produtores de mudas.

As novas plantas são obtidas a partir de tecidos vegetais, tais como folhas, sem a necessidade de sementes. Os fragmentos vegetais geram acúmulos de células, denominados calos embriogênicos, que dão origem a embriões de uma nova planta. A germinação acontece em equipamentos denominados bio-reatores, que permitem a produção de até 150.000 mudas de café ao mesmo tempo.

A Embrapa Café também trouxe para o Ciência para a Vida as pesquisas que são realizadas no âmbito do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), administrado pela Unidade Descentralizada da Embrapa, como o controle biológico de pragas do cafeeiro, o aproveitamento das águas residuárias do café, o mapeamento da cafeicultura por meio de geotecnologias e a metodologia de transferência das tecnologias Treino e Visita.

Conforme Maurício Sérgio Zacaria, pesquisador da Embrapa Café/Ecocentro (Centro de Manejo Ecológico de Pragas e Doenças das Plantas, o manejo ecológico das pragas do cafeeiro, técnica por meio da qual se utilizam o manejo da lavoura e inimigos naturais das pragas para sua eliminação ou diminuição, é uma forma mais ecológica de condução da lavoura, que dispensa o uso de agrotóxicos.

Sammy Fernandes Soares, pesquisador da Embrapa Café/Epamig, ressalta que os estudos de aproveitamento das águas residuárias do café tem por objetivo minimizar a quantidade de água gasta no processamento do café, além de não desperdiçá-la, visto que contém nutrientes que podem ser aproveitados pelas plantas. A tecnologia está sendo mostrada por meio de um protótipo do sistema de decantação e filtragem da água residuária do processamento dos frutos do café.

A pesquisadora da Embrapa Café/Epamig, Helena Maria Ramos Alves, está repassando aos visitantes os resultados obtidos com as pesquisas relativas à caracterização e estudo da evolução do parque cafeeiro no sul do estado de Minas Gerais. Para a realização dos estudos são utilizadas as mais modernas tecnologias, tais como o GPS, imagens de satélites e imagens de radar e softwares.

Conforme Walbert Junior Reis dos Santos, bolsista do CBP&D/Café, esse conjunto de tecnologias pode ser utilizado tanto no zoneamento agroclimático quanto na tomada de atitude por parte dos cafeicultores e na elaboração de políticas públicas. As informações são de Jurema Iara Campos, da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures