ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa Café disponibiliza tecnologias na internet

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/01/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Uma novidade mostra que a Embrapa Café está investindo ainda mais em transferência de tecnologia. A unidade acaba de disponibilizar em sua página na Internet seu Portfólio de Tecnologias.

O trabalho foi iniciado com a disponibilização de duas tecnologias em biotecnologia (sistemas para expressão dirigida de genes em raízes e folhas) já protegidas e uma em pós-colheita (sistema para purificação e limpeza de águas residuárias). O portfólio traz uma descrição resumida da tecnologia, pontos fortes, oportunidades, estágio de desenvolvimento, instituições responsáveis e contato para negócio.

"O portfólio será um instrumento importante para a transferência de tecnologia, tanto para divulgação e, principalmente, para negócio. O formato está bastante atrativo e a linguagem direta, apresentando de forma resumida as vantagens de sua aplicação para o público interessado. O fato de estar disponível no ambiente web potencializa os efeitos dessa comunicação, cumprindo nossa missão social de levar informação pública para a sociedade. A iniciativa é estratégica para a pesquisa em café", explica a gerente de transferência de tecnologia, Isabel Penteado.

Todas as três tecnologias disponíveis para o mercado foram qualificadas para compor o portfólio. "Para desenvolver esse olhar de mercado sobre as tecnologias geradas pelas instituições do Consórcio Pesquisa Café, formamos multiplicadores com uma visão mais completa do processo científico, tecnológico e de mercado, a partir da realização de dois treinamentos - Diligência de Inovação: Metodologia para Análise e Avaliação de Tecnologias e Avaliação de impactos sócio-econômico-ambientais de inovações tecnológicas. Participaram também da capacitação representantes das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa", detalha Isabel.

Segundo a gerente, a Unidade já tinha a intenção de disponibilizar algumas de suas tecnologias de forma sistematizada, mas, em 2011, pretende dar um salto além, inserindo mais tecnologias da Embrapa Café e estendo o trabalho de qualificação e medição de impactos às tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, que reúne instituições de pesquisa, ensino e extensão de todo o País.

"Estamos avaliando a carteira de projetos do Programa Pesquisa Café para identificar novas tecnologias que têm potencial de mercado para comporem o portfólio. As expectativas são promissoras. Estamos confiantes em um excelente retorno tanto em termos financeiros, como da aplicação e divulgação das soluções tecnológicas para o agronegócio café do Brasil", diz.

Sobre as tecnologias disponibilizada

Em biotecnologia, o Portfólio de Tecnologias traz os sistemas para expressão dirigida de genes em raízes e em tecidos foliares. São dois promotores obtidos de plantas de café que permitem direcionar e controlar a expressão de genes a eles associados: o Promotor CalsoR, que atua nas folhas, e o Promotor Caperox, que age nas raízes. Os promotores atuam de forma específica na região da planta, no caso as folhas e as raízes, e sempre em resposta a um estímulo externo, oferecendo total controle do tipo de OGM (Organismo Geneticamente Modificado) produzido. Esse trabalho foi desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas - IAC e com a Universidade Estadual Paulista - Unesp.

"É acoplado ao promotor um gene determinado para o que se pretende melhorar na planta, não afetando as demais partes, muito menos o fruto do café. E esse mecanismo só é ativado em caso de necessidade, ou seja, em resposta a um estímulo externo, o que representa mais segurança para os consumidores", explica a pesquisadora da Embrapa Café Mirian Maluf. Em outras palavras, o gene só será ativado se tiver algum ataque de agente biótico, que no café é o nematóide da raiz e o fungo das folhas. Outra vantagem é que a técnica também pode ser usada para o melhoramento de várias espécies vegetais de interesse econômico, além do café.

Na área de pós-colheita, o portfólio traz o sistema para limpeza de águas residuárias, que possuem elevada carga orgânica, com grande potencial para poluir o meio ambiente. O sistema visa à remoção de resíduos sólidos na água proveniente do processamento de frutos, viabilizando sua reutilização. "Esse sistema é constituído caixas de decantação interligadas e peneiras estáticas. Após a remoção dos resíduos sólidos, a água é novamente conduzida para a caixa de abastecimento para reutilização no processamento ou direcionada à fertirrigação da cultura. Os resíduos sólidos retirados poderão ser utilizados na produção de adubos orgânicos.

A tecnologia além de contribuir para a preservação do meio ambiente, reduz custos com o gasto de água", explica o pesquisador da Embrapa Café Sammy Fernandes. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural - Incaper e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig.

As informações são da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures