ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diretor da FAEMG critica sinal verde para café peruano

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2015

2 MIN DE LEITURA

2
0
 Da redação

O diretor da FAEMG e presidente das Comissões de Cafeicultura da entidade e da CNA, Breno Mesquita, anunciou que a entidade - na condição de representante do produtor rural - está mobilizada para tentar reverter a liberação da importação de café peruano, assinada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a qual classificou como absurda: “Não há nada que justifique essa medida, que irá prejudicar seriamente um setor produtivo que sempre teve enorme importância para a economia brasileira. Somos o maior produtor mundial de café, com mais de um terço de todo grão produzido no mundo. Se nossa produção supre o mercado em quantidade, qualidade e variedades, é no mínimo um contrassenso liberar a entrada de um produto que vai canibalizar a geração de milhares de emprego e de renda em nosso país”, criticou.

Foto: Divulgação / FAEMG
 
Diretor da FAEMG e presidente das Comissões de Cafeicultura da entidade e da CNA, Breno Mesquita // Foto: Divulgação / FAEMG

Para 2015, a produção nacional de café prevista é de mais de 40 milhões de sacas, garantindo um faturamento de cerca de R$ 20 bilhões de reais. O setor emprega aproximadamente 8 milhões de brasileiros. “O Brasil tem investido muito em quantidade e em qualidade, e tem ainda a sustentabilidade como um dos principais fatores de diferenciação de sua produção. Por trás do grão, há um forte trabalho de pesquisa, inovação e boas práticas. A livre entrada do grão peruano, a preços inferiores certamente desestimularia os cafeicultores brasileiros que tanto investem em melhoria da qualidade de seu café e na produção sustentável e ética”, explicou o diretor da FAEMG.

Segundo Breno Mesquita, a medida vem tornar ainda mais grave um momento especialmente delicado para o produtor, que se encontra descapitalizado e em meio a uma sucessão de problemas gerados por dois anos de seca.

Reunião
Há alguns dias a FAEMG tem conversado com produtores de diversas regiões de Minas e de outros estados sobre a situação. Nesta terça (19/5), o presidente das comissões de cafeicultura, Breno Mesquita, se reunirá, em Brasília, com a equipe da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa (responsável pela liberação do café peruano) para dialogar sobre a reversão da medida: “É preciso que haja um mínimo de bom senso e que esta decisão seja reavaliada com máxima urgência, sob o risco de jogarmos por terra tudo o que a cafeicultura nacional conquistou em mais de um século de trabalho pesado”.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 20/05/2015

Que falta de responsabilidade! Qual será a COMISSÃO que o Ministro estará recebendo?

Uma decisão deste tipo é um DESSERVIÇO prestado por esse DESGOVERNO  ao cafeicultor Brasileiro.
MARCOS AURELIO RICCETTO

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/05/2015

Nosso governo é a favor ou contra o povo brasileiro?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures