ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diogo Dias de Macedo, da Fazenda Recreio: a minha principal dica é investir em qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2010

2 MIN DE LEITURA

7
0
Diogo Dias Teixeira de Macedo é Engenheiro Agrônomo formado pelo UFSCar, trabalha com a produção de cafés especiais desde 2000 na Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama/SP.



A Fazenda Recreio trabalha com produção de cafés especiais, porém a maturação dos grãos também está desuniforme. "Uma vantagem nossa aqui é a boa distribuição de variedades, dividindo a maturação em várias épocas: iniciamos no Bourbon, passamos pelo Icatu, Mundo Novo e terminamos nos Catuaí ... isso ajuda bem a "tentar" colher maior parte de Cereja maduro", comenta Diogo.

Diogo concedeu entrevista ao CaféPoint falando sobre a produção de café na Fazenda Recreio e como conseguem agregar valor aos cafés lá produzidos.

Ouça a entrevista completa e confira abaixo os destaques.










Clique aqui e faça o download da entrevista.

"A Fazenda Recreio tem 605 ha, sendo 233 ha com café. Mais de 50% da área é da variedade Bourbon amarelo, de excelente qualidade. Trabalhamos com tratos culturais manuais, pois a topografia não permite mecanização."

"Nas demais áreas temos plantio de eucalipto e gado de corte."

"Ainda não iniciamos a colheita, devendo começar lá pelo dia 18 de maio, mas a maturação está bem irregular, muitos grãos verdes. Estamos esperando amadurecer mais os grãos."

"Procuramos trabalhar com cafés especiais, principalmente com pequenos e microlotes personalizados, identificando a sacaria, com o tipo e muitas vezes até com o talhão. Com isso temos conseguido agregar bastante valor."



"Trabalhamos com certificação UTZ há 2 anos, e já vemos uma melhoria grande na fazenda na parte de gerenciamento do pessoal e ambiental também. A certificação nos cobra sem termos obrigação de pagar multa, assinar termo de conduta, entre outros."

"Em termos de agregar valor, a certificação é diferencial. Um argumento a mais que temos para poder vender nosso café."

"A diversificação de culturas ajuda bastante na renda. O eucalipto é uma cultura de fácil manejo e gera boa renda que ajuda a manter a fazenda."

"Em relação ao mercado, nos últimos dias parece até que deu uma melhorada nos preços do café, mas acho que entrando na nova safra a tendência é dar uma recuada. Acredito que mais para o final do ano e começo do ano que vem, falando da próxima safra, o café vai estar bem mais valorizado do que hoje, assim espero."

"A minha principal dica é investir em qualidade. Os cafés do Brasil tem que ser visto lá fora como um café de qualidade e não como uma commoditie qualquer, tentando sempre melhorar o preço de venda dos produtores que estiverem investindo nisso."

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AKIRA PEDRO SUMI

SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 25/05/2010

Caro Diogo,

Parabéns pela marca própria Café Mathilde nada mais justa homenagem a sua querida avó.

Quando estiver por São Paulo, favor me avisar para trocas de informações e experiências.

Aguardo o contato,

Akira
RAXIDI SALEH

OUTRO - OUTRO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 24/05/2010

Diogo
Boa tarde
Parabéns pelo vosso empenho. Gostaria que enviasse amostras de Café Verde
de vossos lotes especiais e preço por saca de 60 kg para futura avaliação e compra. Estou montando uma torrefadora de Cafés Especiais em SP e gostaria
de comprar lotes de café de vossa produção. Conheço o Café Dona Mathilde.

Ps: seus lotes possuem total rastreabilidade e algum selo de Certificação?

Att
Raxidi Saleh
EDUARDO CARDOSO VIEIRA

SALVADOR - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/05/2010

Diogo,

Seu exemplo é importante por ser além de produtor, agrônomo com dez anos na atividade! O produtor deve sim fazer um café de qualidade! Em sendo café especial / gourmet, já nesse patamar, seu depoimento seria mais consistente se pudesse informar o valor agregado e o diferencial do custo.

SDS, Eduardo
DIOGO DIAS TEIXEIRA DE MACEDO

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO

EM 23/05/2010

Prezados,

Desculpe a demora em responder, mas estamos em início de colheita e essa época é sempre de correria.

Caro Akira, temos sim uma marca de café gourmet no mercado nacional que se chama Café Dona Mathilde, homenagem a minha bisavó que foi uma verdadeira guerreira e criou 11 filhos às custas de café. Nosso café já foi reconhecido por diversas revistas e especialistas do ramo como um dos melhores cafés do Brasil.

Prezado Paulo Roberto, como você deve saber nem tudo que produzimos se torna especial, parte da produção é considerada comum, café bom bebida dura para melhor mas não se encaixa em gourmet. Mas meu rancor com o preço de café se deve a este café ... pois este deveria pelo menos se pagar. Há 10 anos no ramo, apenas em 2008 tivemos problema com falta de mão-de-obra na colheita e acabamos tendo alguns lotes riado, mas de maneira geral é muito difícil aqui na região produzir um café riado. Quanto a comercialização não vejo problemas não, visto que se tivessemos mais café gourmet, teria mercado para tudo, por enquanto o trabalho com lotes especiais tem sido uma grande alternativa para contornar a crise que estamos passando.

Cara Eliane, obrigado pelos elogios, parabéns a você também que se tem mostrado uma grande lutadora por um retorno melhor ao cafeicultor, com dignidade para se manter na atividade e gerar milhões de empregos.
ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/05/2010

Parabéns ao Diogo e ao seu trabalho na Fazenda Recreio.A grande saída hoje para a cafeicultura é investir em cafés especiais, em lotes pequenos, diferenciados, rastreados, pois o mercado é exigente e paga melhor por isso.Quanto ao preço dos lotes especiais, você tem que oferecer o seu café para quem compra esse tipo de café(especiais) senão de nada adianta tanta dedicação e isso a Fazenda Recreio faz, isso se chama marketing e só com um grande trabalho para se chegar a esse nível.As exigências do mercado estão cada vez maiores e o empresário rural tem que se adequar o mais rápido possível, senão vai perder espaço, e vai ser só mais um produtor produzindo um café comum.Vale a pena investir em qualidade, melhorar a gestão, e ter respeito as normas ambientais e sociais.
PAULO ROBERTO PINTO DE AZEVEDO

SALVADOR - BAHIA

EM 20/05/2010

Caro Diogo Dias Macedo

O grande problema ao meu ver não é produzir um cafe de qualidade uma vez que vencidas as dificuldades se consegue. O maior problema esta na comercialização, uma vez que mesmo voce tendo um cafe de primeirissima voce esta sempre a merce dos humores do mercado.

Paulo roberto pinto de azevedo. cafeicultor e sofredor
AKIRA PEDRO SUMI

SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 19/05/2010

Prezado Diogo Dias de Macedo,

Parabéns pela sua visão e esforço para produzir café de valor agregado, já que voce tem na fazenda uma ótima qualidade de café e tecnologia para esse fim.

Falando em valor agregado, voces já tem o processo de industriazação, ou seja café torrado gourmet produzida na fazenda com agragação de marca própria da fazenda? Caso não tenha, seria mais uma ótima saida para o valor adiciomar ainda mais valor para seu produto e quem sabe até comercialização nesse nicho de mercado que está crescendo potencialmente tanto no Brasil como no exterior.

Estou nessa área há quase 40 anos trabalhando numa multinacional japonesa e terei um grande prazer em trocar algumas informações sobre o assunto.

Estou sua disposição e terei um imenso prazer em ajudar.

Akira Pedro Sumi

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures