ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dicas para melhorar a sua produção de café em 2021

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/01/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

O ano começou e é importante avaliar as necessidades e possíveis mudanças na sua produção de café. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser úteis:

Amostragem de solos

Prática necessária na rotina cafeeira, serve para a análise química e avaliação das características do solo amostrado. Caso contrário, poderá resultar em adubação e calagem incorretas, com prejuízos. Deve ser realizada antes da arruação e pelo menos 60 dias após a última adubação.

Planejamento

Conheça sua área de plantação, condições climáticas, solo, produtividade, irrigação. Converse com um engenheiro agrônomo para avaliarem juntos o que é melhor na sua produção.

Grão em 2021

Qual café você irá produzir neste ano? Caso opte pelo especial, é preciso avaliar sua lavoura, a maneira de produzir e colher o grão. Pesquise sobre as técnicas de cultivo e processamento, busque entender o mercado e o público que quer atingir. Converse com seus funcionários, pois a maneira que ele irá produzir este grão será diferente. Se o foco for na exportação, explore o mercado internacional e entenda as oscilações na Bolsa de Valores.

Nutrição

Se atente a adubação e nutrição mineral do cafeeiro. Através da fotossíntese, os vegetais fazem reservas de energia para posterior uso em processos vitais. Os elementos considerados essenciais para o cafeeiro são classificados em macronutrientes – nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, demandados em maior quantidade pela planta – e micronutrientes – boro, zinco, cobre, ferro, manganês, cloro e molibdênio, demandados em menor quantidade pela planta.

Adubação

A obtenção de uma produção satisfatória requer que os nutrientes estejam disponíveis no solo em quantidade suficiente e equilibrada para o bom desenvolvimento da planta e suprimento da demanda da carga pendente. Isto requer o uso de recursos, como análise de solo, de folhas, conhecimento do histórico da lavoura. O cálculo de quantidade a ser aplicada é feito com base na análise de solo e na estimativa de produção. Esta quantidade pode ser corrigida na terceira ou quarta adubação, caso os resultados da análise foliar e uma nova estimativa de produção mostrarem a necessidade de ajustes. O cafeeiro, como planta perene de ciclo bienal de produção, apresenta necessidades também diferenciadas entre um ano e outro.

Poda

Um recurso eficiente na regularização da safra e que facilita a execução de diversas operações de manejo e colheita. É também indicada quando se quer fazer uma correção na arquitetura da planta, como é o caso de lavouras que tiveram a perda dos ramos produtivos ou quando se encontram muito entrelaçados, o que diminui a entrada de luz na planta e dificulta a colheita. É importante ressaltar que é uma operação trabalhosa, que requer trabalhadores treinados com orientação técnica, máquinas e equipamentos específicos.

Provar o café

Conheça como o seu grão produzido será na xícara. Saiba os detalhes do seu café para que assim possa separar a produção em lotes, entre os grãos de maior ou menor qualidade, o que poderá interferir na comercialização deles. Se possível, encontre um profissional que possa avaliar o seu café e classificar cada talhão.

Torra

Tem a intenção de torrar os seus grãos? Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a torra é o processo responsável por grande parte dos aromas e sabores percebidos na bebida do café. Durante a etapa, o café passa por diversas transformações: os grãos perdem umidade, reduzem seu peso, aumentam de tamanho e passam da coloração verde para tons de marrom, conforme o ponto de torra escolhido. É um processo delicado, que merece estudo, dedicação, cuidado, testes e um bom torrador. Cuidados importantes: não utilize o torrador se o equipamento apresentar irregularidades e verifique se as condições do torrador estão adequadas. Trata-se de um procedimento necessário para garantir a segurança do profissional que manuseia o equipamento.

Espécie e Variedades

Faça a opção entre a espécie arábica ou canéfora, definindo as variedades a serem plantadas de acordo com suas necessidades e condições locais. Busque o auxílio de um técnico especializado e com experiência prática na região, para ajudar na escolha das cultivares que mais se adaptam ao seu caso. Procure um equilíbrio entre fatores, como: produtividade; qualidade; se será suscetível a pragas e doenças e diferentes maturações, objetivando escalonar a colheita; entre outros.

A reportagem consultou o Manual do Café – Manejo de Cafezais em Produção – Emater (MG) e materiais disponíveis pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures