FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Professor da UFLA acredita que em alguns dias saberemos os estragos causados pela geada

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2019

0
1

A geada que aconteceu no último final de semana atingiu algumas regiões brasileiras e preocupou muita gente em relação à qualidade do café.

O professor da Universidade Federal de Lavras, UFLA, José Donizete enviou uma carta dizendo:

Prezados. Ainda é cedo para fazermos uma avaliação mais aprofundada da situação. O que temos observado é que a na maioria dos casos está ocorrendo a geada de capote, que dentre todas é a menos prejudicial. O que se observa que depois de alguns dias as folhas ficam queimadas e caem. Se a queda não for de alta intensidade, vai haver um enfolhamento da lavoura a partir de setembro e em novembro/dezembro as plantas vão estar com um aspecto normal. Quanto as gemas florais já diferenciadas e que se encontram em repouso, estas estão protegidas da queima por brácteas, não havendo anormalidade fisiológica com a floração. O que se pode esperar é que, devido a queima dos tecidos meristemáticos, os ramos vão perder a dominância apical o que vai promover a emissão de ramos secundários Tudo isto que descrevi está ligado a geada de capote de baixa intensidade. Logicamente que em áreas com geadas mais severas, os efeitos descritos tem que ser desconsiderados. Enfim, fica a dica que devemos esperar mais uma semana para uma avaliação mais aprofundada. O que se deve fazer no momento é esperar, aguardar para ver os reais efeitos para tomar decisões.

Agrônomos consultados pela Agência Reuters destacam que o mercado do café foi afetado por conta das geadas que atingiram os cafezais do Sul de Minas, bem como áreas de cana de açúcar e de milho. Entretanto, os impactos nestas áreas ainda serão medidos e só poderão ser apresentados dentro de 10 dias. Para o Brasil, que está no meio da colheita do café, qualquer impacto poderia ser sentido apenas na próxima safra, que é esperada como uma safra recorde pelos traders.

As imagens abaixo são de produtores do Sul de Minas Gerais, que tiveram suas plantações afetadas pela geada! 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.