ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desvendando os cafés especiais I

POR ENSEI NETO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2007

5 MIN DE LEITURA

2
0
Uma breve introdução

O comércio de café, assim como qualquer produto de consumo, passa por ciclos como um ser vivo: nasce, se desenvolve, se consolida e, de tempos em tempos, começa a experimentar momentos de euforia e outros de declínio.

Desde o seu surgimento, nos altiplanos da Ethiopia, suas sementes cumpriram um complexo itinerário para a instalação das lavouras. Da África Oriental para o Sudeste Asiático, daí para o Caribe e depois se disseminando pela América do Sul.

Hoje, também o café é produzido em locais antes impensáveis e em condições aparentemente tão adversas que somente a mão e o espírito empreendedor do homem poderiam fazer vingar.

Já no Século XVIII as primeiras casas de café começaram a fazer fama, estimulando mentes brilhantes de grandes pensadores e artistas europeus.

Há um interessante documento, listado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, elaborado por Robert Hewitt Jr, em 1872, que é considerado o primeiro levantamento global de produção e consumo de café em cartografia. Nesse mapa constam as linhas telegráficas bem como a indicação dos locais onde já estavam e poderiam produzir café. Naquela época o Sudeste Asiático, leia-se Indonésia, mantinha a liderança na produção.

Por outro lado, havia um claro sinal de crescimento do consumo nos Estados Unidos, França e na Rússia.

É interessante observar que o café é o primeiro verdadeiro produto de consumo global, desde aqueles tempos!

O momento da pausa para o descanso ficou como A Hora do Cafezinho ou Coffee Break. É pano de fundo para um convite social, do tipo Vamos tomar um café...

Após a Revolução Industrial e as duas Grandes Guerras Mundiais, a elaboração industrial do café ganhou grande impulso, quando diferentes produtos foram lançados. Normalmente o período das guerras é marcado pela criatividade humana e o empenho no desenvolvimento científico e tecnológico, que registram grandes saltos.

Cafés Especiais: o início

No final da década de 1970 e início da de 1980, o mercado norte-americano de café passava por um período muito crítico devido ao declínio de consumo, fechamento de indústrias e era o momento em que se fazia necessário algo novo para sacudir estruturas. Foi quando iniciou-se a cruzada dos Cafés Especiais, originalmente cunhada como Specialty Coffee pela iluminada Sra. Erna Knudsen, tradicional importadora de cafés finos da região de San Francisco, Califórnia.

Com um bom nome e muitas idéias na cabeça, um grupo de industriais fundou a SCAA - Specialty Coffee Association of América, Associação Americana de Cafés Especiais, com a missão de "Estimular a Produção e Consumo de Cafés Especiais". É, portanto, uma associação comercial que procura atender a cadeia do café e hoje é a maior entidade do gênero no mundo.

De forma muito prática e objetiva, suas atividades foram estruturadas nos seguintes pilares:

- Metodologia de Avaliação Sensorial consistente,

- Difusão do Conhecimento e

- Visão de Cadeia.

Congregar todos os segmentos da cadeia do café é um dos grandes feitos da SCAA, pois entre os seus mais de 5.000 associados encontram-se produtores, indústrias de torrefação, exportadores e importadores, redes de cafeterias, baristas, juízes de cafés especiais e consumidores!

Essa visão de cadeia aproximou fortemente a SCAA ao segmento da produção, de forma que diversas entidades de produtores, cooperativas e até fazendas isoladamente a ela se associaram. Com o tempo, produtores e entidades de todos os países produtores passaram a se encontrar com regularidade nos eventos promovidos pela SCAA, que acabou criando um fórum denominado IRC - International Relantionship Council, Conselho de Relações Internacionais, onde diversos assuntos relativos ao maior entrosamento dos produtores de café, através de suas entidades representativas, e a indústria podem ser debatidos.

Por exemplo, representam o Brasil nesse Conselho a BSCA ou ABCE - Associação Brasileira de Cafés Especiais e o CACCER - Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado, sendo que esta última entidade possui assento permanente no IRC.

Quantificando a Qualidade

Outro grande feito foi a criação de uma metodologia de avaliação sensorial objetiva, conhecida como SCAA Cupping Method.

Este método baseia-se em expressar a qualidade da bebida do café através de uma escala numérica, desenvolvido pelo Comitê de Normas Técnicas. Em fins dos anos 90 foi criada a primeira tabela, que já avaliava oito atributos como acidez e corpo, porém com uma escala individual que ia de zero a oito pontos. Ao final, soma-se um coeficiente para que haja uma correlação com a escala decimal.

Elaborado por George Howell, que levou consigo ao deixar aquele Comitê, é o sistema que o Cup of Excellence utiliza em seus certames em diversos países produtores, sendo, também, o método adotado pela BSCA.

Foi realizada uma profunda revisão na Metodologia da SCAA, sendo que daí surgiu uma planilha mais elaborada, que passou a avaliar dez diferentes atributos, sendo que cada um é pontuado numa escala entre zero e dez.


Clique na imagem para melhor visualizá-la.

Portanto, é uma planilha em escala decimal, que facilita sua utilização. E sofreu novo aprimoramento em 2005, quando seu lay-out foi alterado, passando para gráficos na posição vertical.


Clique na imagem para melhor visualizá-la.

A partir de sua visão de cadeia, a SCAA passou a estimular e apoiar diversos novos movimentos, como o Campeonato de Baristas. Esta atitude promoveu o surgimento do Barista Guild e do Roasters Guild, que são como "clubes" onde os participantes desses segmentos específicos se encontram e discutem temas de interesse.

Finalmente, os programas educacionais oferecidos pela SCAA demonstram claramente sua forte inclinação para a difusão do conhecimento. Cursos, workshops e treinamentos em geral, além da criação de materiais didáticos tornam a SCAA uma referência. No Brasil, através do CCWC Brasil, vários desses workshops e cursos estarão disponíveis a partir de meados de 2007.

Ação e reação

Com um grande conjunto de conceitos inovadores em seu bojo, que guindou o mercado de café para uma "nova onda", a dos Cafés Especiais, rapidamente vários segmentos da cadeia acabaram por absorvê-los.

A primeira resposta brasileira foi a fundação da BSCA, que começou suas atividades congregando um pequeno grupo de grandes produtores que já possuíam cada qual sua exportadora, como as empresas Monte Alegre e Ipanema.

Observe que no caso dos países produtores, o segmento da produção é o mais alinhado com as tendências e, por isso mesmo, mais ousado. Faz parte da sua natureza, uma vez que é o segmento que trabalha com visão de competidor global, pois os seus concorrentes são os produtores de outros países.

É perfeitamente compreensível que muitos dos novos conceitos de mercado são absorvidos primeiramente pelo setor da produção, devido aos grupos de vanguarda que constantemente estão em viagens internacionais e recebem regularmente visitas de clientes de diversos países.

Para se ter idéia sobre a caleidoscópica mudança que o mercado de café está passando, são dois elementos indicativos que cito em diferentes segmentos:

1. Na produção, talvez a nota mais inusitada é a de que existe uma Associação de Produtores de Cafés Especiais da Austrália. Sim, da terra dos cangurus!

2. Na ponta do consumo, há uma verdadeira febre de se fazer "harmonizações", ou seja, combinações que funcionam bem, existindo no Estado do Oregon, USA, uma cervejaria que está produzindo uma cerveja com café. Detalhe, o café é brasileiro.

E tudo isso é especial!

ENSEI NETO

Especialista em Cafés Especiais.
Consultor em Qualidade e Marketing, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Produtos & Novos Mercados.
Juiz Certificado SCAA e Q Grader Licenciado.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA CARMEM SOIFER

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 14/01/2008

O artigo esclareceu minha dúvida sobre o surgimento dos cafés especiais. Achei muito bom e parabenizo o autor.
EDUARDO

RANCHO ALEGRE - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/09/2007

Gostei muito das planilhas de atributos e do gráfico de sabores e estou interessado em mais matérias sobre o assunto.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures