ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Demanda por cafés especiais cresce e chega em casa e no trabalho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/08/2013

3 MIN DE LEITURA

1
0
Apesar do Brasil ser conhecido como o país do cafezinho, a demanda por cafés especiais demorou para pegar, por questões culturais e também de renda – este café custa a partir de 30% mais do que os tradicionais.

Mas parece que o segmento está entrando em uma nova fase. Isso porque as cafeterias especializadas começam a ampliar sua área de atuação para outras praças, bem como a entrar em novos territórios, como empresas.

Entre as que fazem esse movimento está a Suplicy Cafés Especiais, com um plano bem desafiador. Hoje com quatro lojas próprias em São Paulo e cinco franquias no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, a a empresa planeja ter mais cinco unidades até o fim do ano e inaugurar dez em 2014. "Recebemos muitos pedidos de franquias, mas temos limite de capacidade. Vamos focar em regiões onde já estamos".

Para manter a qualidade, a rede promove treinamento, especialmente de baristas. "Enxergamos um grande boom. Pretendemos estar na ponta deste processo", conclui Marco Suplicy, sócio-fundador da marca.

O que antes ficava relegado ao horário do café, Suplicy verifica que o movimento nas cafeterias da rede se espalhou durante o dia. "É a praia do paulista. Tem executivos e moçada que se reúnem para tomar bebidas geladas".

Mas após dez anos desde a fundação da rede de cafeterias, Suplicy diz perceber mudanças importantes. "Mas, infelizmente, nosso mercado está mais lento do que lá fora. A capital da Coreia do Sul, Seul, já tem mais de cem lojas que vendem cafés especiais, em dez anos. Hoje ainda temos poucas redes que torram o café na hora", conta Suplicy.

Apesar do crescimento, os cafés especiais ainda são um nicho. De 20 milhões de sacas produzidas por ano no Brasil, Suplicy, que é sócio fundador do Círculo do Café de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), estima que o segmento represente 0,5% deste volume.  

Ambiente doméstico e corporativo


Prova de que a cultura do café especial vem ganhando espaço entre os clientes é que, na rede Suplicy, cresce o número de consumidores que começam a levar para a casa o café moído na hora. Hoje, juntamente com cerca de dez equipamentos para o preparo do café em casa, essas vendas já representam 15% do faturamento.

Vendidos em embalagens de 250 gramas a 2 quilos, o torra média é o destaque. O preço de um pacote de 250 gramas sai por R$ 17 e, e um microlote, com cafés premiados com edições limitadas, sai por R$ 25. É quase cinco vezes o preço de um pacote de café industrializado. "Acreditamos que seja um luxo acessível", diz Suplicy.

A carioca Armazém do Café também sente o aumento do consumo doméstico. Com sete lojas no Rio, diante de custos altos de aluguel e também com capacidade gerencial limitada (a rede não quer franquias), o diretor Marcos Modiano planeja oferecer seu café em máquinas em empresas e restaurantes.

Para atender a demanda de clientes fora da cafeteria, a unidade da Santo Grão no Itaim, em São Paulo, criou, em março, o delivery de produtos, que atende Pinheiros e região do Itaim. Os clientes são, em geral, frequentadores da loja, que pedem o café no escritório ou em casa. O serviço funciona em dias úteis, das 11h às 23h.

A rede Suplicy já tem máquinas de café em bancos e escritórios de advocacia. São cerca de 30 empresas e a expectativa é chegar a 200 em um ano. "Temos máquinas em áreas de diretoria e para os funcionários, que dispensam, além de café moído na hora, chocolate quente, chá e água quente", diz Suplicy.

O mercado de cafeterias vem sendo marcado por um fenômeno. Desde 2006, a rede americana Starbucks, que também vende cafés especiais, já abriu 65 lojas no País, em cinco Estados. O ritmo de expansão se mantém, apesar do atual tamanho da rede.

Para disseminar a cultura do café e o consumo em casa, a rede realiza seminários e degustações diárias em lojas para apresentar cafés em grãos. Neles, são discutidos temas como torra, proporção, moagem, métodos de preparo e sugestões de harmonização.

As informações são do IG.





1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ELEUTÉRIO ALVES NETO

SINOP - MATO GROSSO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 20/08/2013

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures