ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Demanda por café instantâneo impulsiona exportações da Índia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/08/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
As exportações de café da Índia, para esse ano, registraram um crescimento marginal pela primeira vez, devido ao aumento nos envios de robusta e de café instantâneo.

De acordo com números provisórios, as permissões totais de exportação emitidas pelo Coffee Board da Índia, órgão estatal, excederam os níveis do ano anterior pela primeira vez e foram de 215,9 mil toneladas para o período de 1 de janeiro a 19 de agosto contra 215,1 mil toneladas no mesmo período do ano anterior.

Entretanto, as exportações de grãos verdes de café continuam acompanhando os níveis do ano anterior, em grande parte devido à queda de 33% nos envios de arábica, apesar de as vendas de robusta terem registrado um crescimento de 21%.

Além disso, as exportações de café solúvel medidas em equivalentes em grãos verdes ficaram em 60.842 toneladas, incluindo as reexportações, que cresceram em 18% para o período.

“Nós esperamos que os envios mantenham um pequeno crescimento para o resto do ano”, disse o presidente da Associação de Exportadores de Café, Ramesh Rajah. “O café mantido pelos produtores que anteciparam melhores preços, viria ao mercado nos próximos meses antes da chegada da nova colheita”.

Rajah atribuiu essa tendência nos envios de café verde à menor produção de arábica. Além disso, os exportadores indianos estão enfrentando um desafio pela desvalorização das moedas de importantes nações produtoras de café – Brasil e Vietnã, que tornaram suas exportações competitivas.

O Real brasileiro e o Dong vietnamita enfraqueceram em cerca de 15% com relação ao dólar no ano passado, enquanto a Rúpia indiana caiu em mais de 8%.

A colheita de arábica nesse ano deverá ser avançada em duas semanas para setembro, à medida que as chuvas iniciais impulsionaram as previsões para o café.

O Coffee Board, em suas estimativas iniciais, previu que o tamanho da colheita de 2015/2016, ano safra que começa em outubro, será de 355 mil toneladas – um crescimento de 8,75% com relação as 327 mil toneladas do ano anterior. O tamanho da colheita de arábica deverá ser de 110 mil toneladas, 12,55% a mais que a estimativa final de 2014-15, de 97.700 toneladas. A colheita de robusta deverá expandir-se para 245 mil toneladas, 7% a mais que no ano anterior.

O presidente e diretor gerente da CCL Products Ltd, maior exportadora de café instantâneo do país, C Rajendra Prasad, disse que a demanda continua forte nos mercados tradicionais como a Rússia e a Europa e mesmo em novas áreas, como Estados Unidos.

A CCL Products, que exporta cerca de 56 países, até agora enviou cerca de 24.741 toneladas de café instantâneo nesse ano. A Tata Coffee exportou cerca de 10.207 toneladas, enquanto a Nestlé, com 8.895 toneladas, foi outra grande exportadora de café instantâneo.

A Itália foi o maior comprador de café indiano, com 55.378 toneladas até agora, seguida por Alemanha, com 20.537 toneladas, e Rússia, com 14.526 toneladas.

A reportagem é do https://www.thehindubusinessline.com / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures