ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Definido novo regulamento para café torrado e moído

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/12/2008

1 MIN DE LEITURA

2
0
O "Novo Regulamento Técnico para Café Torrado e Moído" deve ser publicado ainda este ano, para entrar em um período de ajuste de 180 dias (6 meses). O regulamento define um padrão mínimo de qualidade a ser avaliado no produto final (café torrado e moído). Houve debate sobre o assunto durante o 16º Encafé (Encontro Nacional da Indústria do Café), que se realizou de 19 a 23 de novembro, em Porto de Galinhas/Pernambuco.

Segundo o diretor do Departamento do Café (Decaf) da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lucas Tadeu Ferreira, o regulamento poderá ser uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade do café e aumento do consumo.

Explicando o regulamento, o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Nathan Herszkowicz, destacou os requisitos de qualidade: o café industrializado poderá ter apenas 1,0% de impurezas (método já usado e determinado desde 1989 pelo Selo de Pureza da Abic); nota global de qualidade igual ou acima de 4,0 pontos (método já usado pela Abic no Programa de Qualidade do Café - PQC); percentual máximo de umidade de 5%; não são admitidas matérias estranhas (que não sejam café no produto). Ele observou que é permitida a comercialização de café de qualquer bebida, seja café duro, rio, riado ou outro. Os critérios de qualidade não se atêm ao tipo, mas à pureza, qualidade global e umidade, basicamente.

Os fiscais do Mapa poderão colher amostras nos pontos de venda ou na indústria para a verificação do padrão de qualidade dos cafés. No caso de haver problema na verificação, com nota de qualidade abaixo de 4,0 pontos ou umidade acima de 5%, o café será indicado como não conforme e será proibida a sua comercialização até que ele seja reprocessado.

Se houver matérias estranhas que não sejam café, ou impurezas acima de 1%, ou mau estado de conservação, o café será desclassificado e será proibida sua comercialização. Além disso, a indústria estará sujeita às penalidades previstas em lei, com advertência, multas, e em caso de reincidência, pode ser fechada a indústria. As informações são da Agência Safras.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO CAFE

CAMPOS ALTOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/12/2008

É, infelizmente nós não temos uma fiscalização competente. São corruptos iguais aos nossos políticos. Todos se vendem ou se compram... E assim vai.
LUIS ANTONIO CANDIDO

ITU - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 05/12/2008

Eu, como conhecedor de todas Torrefações do Brasil Grandes e Pequenas, posso afirmar que 70% dos Cafés embalados no Brasil não poderiam ser comercializados.

Todo café com prazo de validade vencido é descartado ou reutizado? Claro que é reutilizado, todas as Torrefações tem uma marca popular e descarta o pó vencido e deteriorado novamente com grãos de baixo padrão e muitos defeitos e processados em Moinhos MARTELO, proibidos em quase todos os países em que passei, uma vez que contamina com metal o Café, além de "MOER e COMPOR o Café com Cevada, Milho, Soja, Açucar, Paus, Capim Meloso, Cidrão, Palha e uma infinidade de ADITIVOS que não CAFÉ.

Portanto, deveria ter um Órgão Regulador INDEPENDENTE das atuais Associações e órgãos, deixando transparente as Análises dos respectivos "CAFÉS". Hoje as coletas não são 100% isentas e muitos Associados mandam amostras de Cafés para análises que comumente não embalados no dia a dia, Portanto, para podermos EXPORTAR, necessitamos arrumar a CASA.

Alemanha, Itália e outros não produtores de grãos embalam e comercializam nosso café, por quê? Todo mundo sabe, ninguém têm ATITUDE. Agora, Café 4C, é história prá boi durmir.

ATITUDE, sempre

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures