ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Danos pela ferrugem do café na América Central é menor do que o esperado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
O pior caso de ferrugem do café da América Central pode não ter sido tão ruim como se esperava, disse a Organização Internacional de Café (OIC), com uma queda de produção estimada em cerca de 24%, frente à safra de 2011/12.

Em seu relatório mensal, a OIC citou dados da Promecafe, órgão de café centro-americano, que manteve as perdas de produção derivadas do fungo em 11,67 milhões de sacas de 60 quilos para 2013-14.

Esse dado implica aproximadamente 8% da produção mundial de café esperada em 2013/14. Em comparação com o período de 2011/12, antes da infestação, a colheita da região constituiu quase 15% da produção global.

A OIC não deu dados comparativos, mas em seu relatório de janeiro, estimou que a produção de café da América Central e México baixaria em 21% nos dois anos de ferrugem.

A América Central está próxima do fechamento de sua colheita de 2013/14, seu segundo e pior ano de infestação pelo fungo conhecido como “ferrugem”, que alcançou elevações mais altas que nunca. O fungo ataca as folhas da planta de café, matando-a ou reduzindo a qualidade de seus grãos.

A Promecafe estima que a produção de café na América Central diminuirá em 24,1% em 2013/14, em comparação com a de dois anos antes, uma perda de US$ 263,3 milhões, segundo relatório da OIC.

Dados da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos mostraram que as importações de café arábica da América Central e México caíram em cerca de 40% em janeiro de 2014, contra janeiro de 2013.

A Nicarágua recebeu o golpe mais duro, já que perdeu quase um terço da colheita de 2013/14, em comparação com há duas temporadas. Esse ano, quase 307.000 sacas do grão estarão arruinados pela doença, uma quantidade superior à perda de 44.000 sacas em 2012/13.

O dano das colheitas em Honduras e Guatemala, os principais produtores da região, caíram nessa temporada em comparação com o ano passado, mas as perdas na produção seguem sendo consideráveis. Honduras perdeu 28,9% e Guatemala, 18,5% de sua produção desde 2011/12.

No final de fevereiro, a Associação Nacional de Café do México – Amecafé – disse que, devido à ferrugem, a colheita de café do país para 2013/14 cairia em 40%, para 3,1 milhões de sacas, em comparação com o ano anterior. O México produziu 4,56 milhões de sacas de café em 2011/12, segundo dados da OIC.

A reportagem é da Reuters

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures