ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cuba espera duplicar sua produção de café em 2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/06/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Cuba espera duplicar em 2016 sua produção de café para chegar a 15.000 toneladas, mas esse volume seria, inclusive, insuficiente diante das 24.000 toneladas que o país precisa para cobrir o consumo e a exportação. O vice-ministro cubano da Agricultura, Ramón Frómeta, falou sobre essas expectativa durante a inauguração do I Congresso Internacional de Café e Cacau, que contou com a participação de especialistas de 15 países.

"Para Cuba, a produção de café é estratégica se levar em conta que cerca de 89% da população toma café de uma ou de outra forma", disse ele durante a abertura do evento, dizendo que a média de consumo nacional é superior a 42% estimado a nível mundial.

A colheita de café de 2009-2010 foi considerada uma das mais baixas da história de Cuba, com uma produção de somente 6.000 toneladas e, consequentemente, a ilha tem gastado anualmente US$ 50 milhões para a importação do grão.

A produção de 2011-12 cresceu 24% com relação à colheita anterior, com 7.100 toneladas, e esse ano também se espera superar as 7.000 toneladas. Atualmente, cultivam café em quantidades comerciais em 8 das 15 províncias da ilha, onde, entre 2010 e 2011, o Governo teve que comprar 18.000 toneladas do grão para cobrir o consumo interno.

Frómeta destacou que Cuba tem realizado diagnósticos e estudos de factibilidade no setor de café e cacau e, em consequência, aprovou um sistema financeiro para potencializar esses cultivos com investimentos, novas infraestruturas e créditos bancários para os produtores, entre outras medidas.

Ele disse que até o momento não se preveem investimentos de capital estrangeiro nesses setores, ainda que exista financiamento externo para seu desenvolvimento mediante "projetos" e "cooperação" com vários países.

A reportagem é do LaInformacion.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures