ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crise do café deixa 140 mil desempregados em El Salvador

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/02/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
A baixa na produção de café para a colheita de 2013-14, atribuída em grande medida à ferrugem, gerou uma perda de 140 mil empregos no campo, segundo estimativas da Associação Salvadorenha de Beneficiadores e Exportadores de Café (ABECAFE).

“Uma estimativa aproximada fala de 140 mil empregos perdidos. É um problema bem sério que repercutirá não somente na parte econômica, mas também na parte social, porque se há menos produção de café, há menos trabalho”, disse o diretor executivo da ABECAFE, Marcelino Samayoa.

Nessa semana, o Conselho Salvadorenho de Café (CSC) baixou de novo as projeções de produção de café da atual safra para 554,3 mil sacas de 60 quilos. A estimativa anterior era de 690 mil sacas, segundo a entidade.

Em outubro de 2013, quando a colheita da atual safra estava por iniciar, a CSC estimou uma perda de 40 mil empregos temporários nos trabalhos de corte do grão. Nessa ocasião, a entidade disse que seriam criados 75 mil empregos temporários.

A isso, Samayoa disse que precisa agregar 100 mil empregos que não serão gerados pelas atividades relacionadas com produção de café, entre essas, a poda do café, a poda de sombra, controle de ferrugem e fertilização.

“Quarenta mil são os empregos de corte que se perderam, outros 100 mil adicionais são a falta de trabalho que haverá nas fazendas, porque não há dinheiro suficiente para trabalhar nas fazendas”.

O presidente da cooperativa Siglo XXI, Víctor Mencía, localizada em Comasagua, departamento de La Libertad, disse que a contratação de pessoas para o corte na fazenda baixou para metade.

“Perderam-se mais de 101 mil empregos e outra coisa mais triste é que agora mesmo deveriam estar contratando pessoas para poder o café, mas ninguém está podando café, porque nenhum banco está dando créditos e os cafeicultores não têm dinheiro para realizar esses trabalhos agrícolas”.

Esse produtor considera que a baixa produção afetará a todo o comércio, às famílias, aos negócios, às pequenas lojas e a toda a cadeia que está relacionada com o comércio de café. Mencía disse que quando em sua cooperativa buscam pessoas para trabalhar, chega o triplo das que precisam pela falta de trabalho.

Devido a presente safra de café ter gerado menos empregos, também se reduziu o pagamento dos salários, especificamente no que se refere ao corte, disse Samayoa, que estimou que US$ 30 milhões não circularão esse ano.

“O problema social do trabalho no campo é tremendo. E não quero falar dos efeitos ecológicos, o manto coletor de água principal do país que é o bosque de café”.

A reportagem é do https://www.prensalibre.com, adaptada pelo CaféPoint
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ CARLOS LIMA SILVA

BREJÕES - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/02/2014

      Fico sentido pelo  nosso irmãos mineiros.por causa da seca que prejudica, não     só ai como toda região sudeste. Aqui nós estamos sofrendo há cinco anos com a seca. Nós produtores lutamos  com   a força que Deus nos dar, porque por parte do governo  não temos nenhum  apoio. O  que temos aqui é  os programas sociais  do governo,que de uma certa forma se tornou dependência. É que o governo gosta,já os produtores não tem recursos para investir nas lavouras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures