ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Contra importação de conilon manifestações seguem nesta quarta-feira (22)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/02/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

Em Rio Bananal (ES), a reação às últimas medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura, no sentido de liberar a importação de café conilon, culminou em manifestação nas ruas da cidade no último dia 19. O prefeito do município, Felismino Ardizzon, já havia divulgado uma nota de repúdio à importação de café. “Permitir a importação de café verde, além de promover uma concorrência desleal com nossos cafeicultores, ameaça nossos cafezais”, afirma a nota, alertando que o município conta com a produção cafeeira como principal atividade econômica.

Foto: Wanderson / Arquivo pessoal
Manifestação desta terça-feira (21/2) em Rondônia bloqueou trecho na BR-364


Em entrevista ao CaféPoint, Eristeu Giuberti Junior, presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal, explicou a manifestação começou com um grupo de jovens produtores denominado "Galera do café" no pátio da prefeitura de Rio Bananal. Em seguida, o grupo fez carreata nas ruas da cidade com tratores, caminhões e carro particulares. “Fizemos para tentar sensibilizar nossos governantes para o prejuízo não apenas para o produtor em si mais para todo o município que sobrevive basicamente do café”, argumentou Eristeu Giuberti Junior, presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal.
Segundo ele, participaram da ação cerca de 80 produtores e outros setores da população de Rio Bananal e entre as instituições que apoiaram o movimento, estão o Sindicato Rural Patronal de Rio Bananal, Sindicato Rural Patronal de Sooretama, a Câmara de Vereadores e Secretaria de Agricultura do município e o Sindicato dos Funcionários Públicos de Rio Bananal.

Jaguaré
Os produtores do estado do Espírito Santo, principal produtor do café conilon no país, já preparam outra manifestação. “Amanhã (22/) estaremos nos reunindo com os produtores do norte do estado para fecharmos a BR 101 na altura do trevo de Jaguaré”, afirmou Eristeu. “Só iremos sair depois que o governo voltar atrás desta decisão equivocada, pois os prejuízos econômicos e fitossanitários são incalculáveis. E estamos entrando também com um mandato de segurança na justiça para barrar a importação”, finaliza o presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal.

Rondônia
Em Rondônia, produtores organizaram nesta terça-feira (21/1) o segundo no estado. O primeiro aconteceu no último dia 17, onde houve faixas de protestos e um pitstop alertando os motoristas e caminhoneiros do bloqueio, na BR-364. Fontes informaram ao CaféPoint que a rodovia é rota de caminhões que vem carregados de soja de regiões produtoras no norte do Mato Grosso e sul de Rondônia com destino a Porto Velho.

Além dos produtores, os viveiristas autorizados – a maioria também é produtor – também participarão das manifestações. Produtores de Minas Gerais e Espírito Santo também estão se somando aos rondonienses e, em contato, devem organizar protestos nos demais estados. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCO ANTONIO PAULO GOMES

CACOAL - RONDÔNIA - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 22/02/2017

Infelizmente só com manifestações que o governo acorda e começa a pensar no prejuízo que irá  causar para os cafeicultores, principalmente aqueles pequenos que tem como sustento o cafe é já esta passando dificuldade com a secas (2015/16).  

Para ajudar as industrias de soluvel, que são poucas, eles querem prejudicar milhares de produtores rurais, AQUELES QUE ESTÃO SUSTENTANDO O BRASIL.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures