ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho Nacional do Café ressalta coerência da Conab no levantamento da safra de 2022

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/12/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A produção cafeeira do Brasil fecha a safra de 2022, de bienalidade positiva, com um volume de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado, 6,7% acima da safra de 2021. As informações são do 4º Levantamento da Safra de Café 2022, disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (15). Comparado com a de 2020, também de bienalidade positiva, o índice registra a redução de 19,3%, ou 12,1 milhões de toneladas, justificada pelas adversidades climáticas, como o déficit hídrico e as geadas durante o ciclo da cultura no país.

Com relação à área destinada à cafeicultura nacional em 2022, confirma-se um total de 2,2 milhões de hectares, sendo 1,8 milhão de hectares para lavouras em produção, com crescimento de 1,8% sobre a safra de 2021, e 400,6 mil hectares de área em formação, o que resulta em um aumento de 0,6% de área total cultivada em comparação à safra passada. Das lavouras em produção, estima-se que 1,5 milhão de hectares foram dedicados ao café arábica e 389 mil hectares ao café canéfora.

De acordo com o levantamento da Conab, a produção também confirmou aumento nas duas espécies. O volume do tipo arábica é de 32,7 milhões de sacas, um acréscimo de 4,1% em comparação à safra anterior, enquanto que a produção do canéfora é de 18,1 milhões de sacas de café beneficiado, 11,7% a mais em relação à temporada passada.

Análise do CNC

O Conselho Nacional do Café (CNC) analisou os dados publicados e reitera a concordância com os números apresentados. “Como representantes da produção de café, sempre temos o cuidado de avaliar as informações, principalmente de produção e estoque, pois esses dados impactam diretamente nos preços de mercado. Novamente, acreditamos serem muito coerentes os números do 4º levantamento da Safra. A Conab continua muito próxima da realidade”, garante Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Outra avaliação importante é o fato de que existem 400,6 mil hectares de café em formação. Nestes cafezais muitas plantas já estão produzindo suas segundas ou terceiras safras, contribuindo para o aumento no volume global de produção. “Essa análise é fundamental, visto que boa parte dos cerca de 18% de lavouras em formação estão produzindo e devem colaborar para um acréscimo, mesmo que pequeno, no número de sacas produzidas na safra corrente”, explica o presidente do CNC.

No que diz respeito à produtividade, o CNC aponta como tendência os altos índices de sacas por hectare do café canéfora, principalmente com números representativos no Espírito Santo e em Rondônia. A produtividade média nacional de café será de 27,7 scs/ha, 4,8% maior em relação à safra anterior. A produtividade do café arábica está estimada em 22,5 scs/ha, aumento de 2,7% em relação à safra de 2021. Já a do café canéfora está estimada em 46,8 scs/ha, 7,9% maior que a safra anterior.

Segundo Silas Brasileiro, o Conselho Nacional do Café age com bastante cuidado e não entra no mérito sobre mercado, nem sobre estimativa de safra. “Nosso foco é defender os interesses do produtor. O CNC não atua no mercado, nem faz estimativas de safra. No entanto, estamos sempre atentos às informações repassadas que podem gerar especulações, o que prejudica o cafeicultor”.

Ainda de acordo com o presidente da instituição, o levantamento da Conab é o mais próximo da realidade. “Nos últimos três anos tivemos 53,5 milhões de sacas produzidas por ano em média no Brasil. Avaliamos que teremos, no mínimo, a repetição dessa média na safra 2022/2023. Fazemos questão de elogiar todo o zelo da Conab, a dedicação da equipe técnica da companhia e a liderança do Dr. Guilherme Ribeiro, que está lidando com muito profissionalismo com uma questão tão delicada”, elogia Silas Brasileiro, que completa acreditando que pelos levantamentos de campo realizados pelas cooperativas e associações vinculadas ao CNC, o volume produzido deve ficar entre 54 e 55 milhões de sacas.

Corretoras e empresas privadas

Além da Conab, empresas privadas e corretoras também fazem análises de produção, publicando frequentemente estimativas de safra. A corretora brasileira Pine Agronegócios, por exemplo, divulgou um relatório estimando a safra 2023/24 de 54,36 milhões de sacas de 60 kg. “Esse é um número que cremos estar muito coerente, considerando todas as intempéries climáticas e dificuldades da produção de uma maneira geral. Quando vemos números muito fora da realidade, buscamos reagir imediatamente, para que a especulação não gere prejuízos para o cafeicultor. Este é um número preliminar, visto termos que acompanhar a evolução do que chamamos de ‘enchimento de grãos’, que acontece nos meses de janeiro e fevereiro, que podem refletir de acordo com os números estimados ou até em um leve aumento de produtividade”, finaliza Silas Brasileiro.

Veja algumas das previsões abaixo:

ESTIMATIVAS DE SAFRAS – (safra 2023/2024)

 

EMPRESA

VOLUME

CONAB

Anúncio em Janeiro

Pine Agronegócios

54.360

Ecom

76.600

Rabobank

68.500

SpillingTheBeans

56.000

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures