ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conferência internacional da ASIC será no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/10/2006

2 MIN DE LEITURA

0
0
Começam os preparativos para 22ª Conferência Internacional de Ciência Cafeeira, organizada pela Internation Association on Coffee Science (ASIC), a ser realizada no Brasil, de 13 a 19 de setembro de 2008, em Campinas/SP.

Realizado a cada dois anos, o último simpósio foi de 11 a 15 de setembro, em Montpellier, França. No Brasil, dois temas serão enfatizados: "Tendências do Consumo e a Ciência do Café" e "Café e Saúde". Com foco sobre os assuntos científicos da atualidade, o evento deverá reunir mais de 300 participantes, representando cerca de 30 países produtores e consumidores.

O simpósio internacional oferece à comunidade científica a possibilidade de divulgar os trabalhos relevantes ao agronegócio café, destacando-se pela abrangência dos tópicos de discussão e por envolverem pesquisadores de diferentes contextos, seja da produção, da industrialização e do consumo.

Para o presidente do comitê organizador do evento no Brasil, Aldir Alves Teixeira, sediar simpósio de tamanha amplitude trará grande visibilidade ao país líder em produção e segundo maior consumidor da bebida no mundo.

A ASIC foi fundada em 1966 com o objetivo de unir os especialistas sobre café do mundo inteiro, para divulgar os conhecimentos científicos e possibilitar a troca de experiências entre os países produtores e consumidores. A ASIC é uma organização independente, de vocação científica, destinada a fortalecer a cadeia café, da semente à xícara. O Brasil foi sede da conferência da ASIC em 1982, em Salvador/BA.

Brasil em Montpellier

Na última conferência, na França, o Brasil foi representado por uma comitiva de 35 pesquisadores, representando as principais instituições de pesquisa. Foram 15 trabalhos apresentados oralmente e outros 47 trabalhos em formato de pôster. Os resultados das pesquisas apresentados enquadram-se nos tópicos destacados pela ASIC: agronomia, química, tecnologia e efeitos fisiológicos. A participação brasileira reforça a importância do país não só como líder em produção e exportação, mas também como gerador de pesquisas importantes para o fortalecimento do agronegócio café no mundo.

O Brasil destaca-se no meio científico por ser o único país que fez o mapeamento genético do café, possui o maior banco de germoplasma de café e desenvolve as principais cultivares plantadas no mundo. De acordo com o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, o país ainda dá exemplo de organização e integração entre as instituições de pesquisa reunidas no Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), iniciativa ímpar no setor.

Pólo de pesquisa

Campinas foi escolhida para sediar o evento pela tradição como centro de pesquisa cafeeira, cidade do imperial Instituto Agronômico (IAC), que completará, em 2007, 120 anos de pesquisa agronômica e relevantes contribuições à cafeicultura. Para o diretor do Centro de Café Alcides Carvalho, Luiz Carlos Fazuoli, a realização da conferência internacional no Brasil será um fator de motivação para a comunidade científica.

Fonte: Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures