ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concentração de florada: isso é bom ou ruim?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O que a maioria dos produtores espera é que aconteçam floradas de grande porte e em menor número, o que reduz os custos de produção e permite uma melhor qualidade dos frutos. No entanto, o professor de fisiologia do cafeeiro, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Donizeti alerta que esta "crença" somente é verdadeira para lavouras vigorosas, como consequência de um manejo adequado. Isso porque nesse tipo de lavoura os "armazéns de carboidratos" presentes nas folhas, ramos, caules e raízes encontram-se abastecidos.

Assim, no momento de expansão dos frutos, quando a demanda por carboidratos aumentará exponencialmente, a planta estará plenamente preparada para atender as exigências dessa importante fase reprodutiva. Ele explica que em lavouras vigorosas a concentração de floradas resulta em maior carga de cereja, frutos maiores, mais sadios e com maior conteúdo de açúcares e outros compostos orgânicos que contribuem com a melhoria da qualidade da bebida. "Tudo isso sem contar, é claro, com maior produção", ressalta.

Por outro lado, em lavouras depauperadas, a concentração de floradas pode significar menor produção e um produto de pior qualidade. Isto porque no período de expansão dos frutos, o cafeeiro não terá reservas de carboidratos suficientes para atender a demanda. A situação é ainda pior quando as lavouras estão desfolhadas e com baixa taxa de crescimento, aliado aos sintomas de deficiência mineral e de ataque de pragas e doenças. "Esta condição indesejável, onde o binômio oferta baixa - demanda alta de carboidrato prevalece, faz com que haja uma forte queda de frutos e aqueles que sobrarem, além de tamanho reduzido, terão pior qualidade", enumera.

No caso de lavouras depauperadas, um maior número de floradas pode significar no futuro, frutos com diferentes estádios de crescimento e desenvolvimento. "Esta condição, aparentemente indesejável, pode significar o sucesso da produção, uma vez que devido ao menor número de frutos em expansão, a demanda por carboidratos será menor e mais espaçada no tempo", completa. Quanto às lavouras depauperadas, com as chuvas que estão por vir e, caso sejam bem adubadas e recebam tratos fitossanitários adequados, elas entrarão em um processo de crescimento ativo de modo que, ao final do ano, elas estarão plenamente vigorosas e aptas a atender a demanda de carboidratos pelos frutos, finaliza.

As informações são do Pólo de Excelência do Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures