ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab: safra atual de café poderá ser recorde

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2010

2 MIN DE LEITURA

5
0
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na manhã desta quinta-feira (07) a primeira estimativa da produção de café (arábica e conilon), da safra 2010. A estimativa indica que o Brasil poderá colher entre 45,89 e 48,66 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. Se confirmado o intervalo superior, esta será a maior colheita da história, superando em 0,37% a do ciclo 2002/2003, que foi de 48,48 milhões de sacas.

A nova projeção, em relação as 39,47 milhões de sacas produzidas no ano passado, mostra crescimento entre 16,3% e 23,3%. O principal motivo do incremento é a bienalidade positiva da cultura, com ocorrência de colheita cheia. O ciclo bienal registra um ano com grande florada dos cafezais, seguido de outro com pequena florada. Este fenômeno se deve ao esgotamento da planta, que precisa de 12 meses para se recuperar e produzir. Outro fator a favor na temporada atual é o regime de chuvas regulares na primavera, coincidindo com a fase de floração nas regiões produtoras.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, à frente do Vietnã (16,5 milhões de sacas), da Indonésia (9,35 milhões de sacas) e da Colômbia (8,1 milhões de sacas). O estado brasileiro de maior destaque, em termos quantitativos, é Minas Gerais, que neste ano tem variação positiva entre 16,7% e 24,4% (de 3,32 a 4,85 milhões de sacas). Levando em conta o intervalo superior, a participação mineira representa 50,8% do total produzido no País, ou seja, 24,73 milhões de sacas. O café arábica detém o maior volume no estado (98,8%) e deve ficar entre 22,92 e 24,44 milhões de sacas.

O segundo maior estado produtor, o Espírito Santo, deve colher de 11,50 a 12,04 milhões de sacas, sendo 74,4% da espécie conilon (robusta). Isto representa um aumento entre 12,7% e 17,9%.

Área produtiva

Os cafezais devem ocupar uma área produtiva de 2.101,1 mil hectares, com aumento de 3,9% sobre a safra de 2009, que foi de 2.092,9 mil hectares. A expansão se deve ao acréscimo de 8,2 mil hectares que estavam em formação no período anterior. Minas Gerais também concentra a maior plantação, com 1 milhão de hectares (48% do total do País).

A pesquisa de campo foi realizada no período de 23 de novembro a 4 de dezembro do ano passado. O trabalho de acompanhamento contou com a participação de 189 técnicos da Conab e de órgãos conveniados.

Veja abaixo o relatório completo:



As informações são da Conab, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 09/01/2010

Alguém sabe qual metodologia a CONAB utiliza para fazer as suas adivinhações, digo, suas previsões?
Conab é governo, e governo tem que apresentar sempre resultados na mídia.Doa em quem doer. E dói no "elo fraco da cadeia": o cafeicultor.
ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/01/2010

Há,há há há.Me desculpem gente, mais só rindo mesmo....Esta é uma das piadas mais engraçadas que eu ouvi nos ultimos tempos.De muito mal gosto , é claro.Imaginem vocês que nem o mercado financeiro acreditou nesta informação,continuou trabalhando em alta , pois falta café de qualidade e vai faltar o ano que vem também, devido as floradas irregulares e altas quantidades de chuva.Este orgão do governo está querendo favorecer a quem?em que se baseou estes dados?Esta CONAB é a mesma que comprou café das opções e não´pagou e agora me solta essa.Vamos nos organizar cafeicultores, vamos deixar a acomodação e exigir uma política cafeeira urgente, vamos apoiar o SINCAL, que é o nosso legítimo representante,rápido, antes que seja tarde demais.....
FLAVIO GARCIA VILELA

NEPOMUCENO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2010

Acho que esta estimativa da conab se encontra muito acima da atual realidade das lavouras cafeeiras do Brasil. Tudo bem que se trata da bianualidade da cultura do café mas não concordo com esta estimativa devido a menor utilização de insumos nas lavouras em decorrência dos baixos preços do café agravado pelos altos custos de produção.
DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2010

Porque antes de divulgar a próxima safra, a Conab não divulgou o dia do pagamento do café entregue ao governo? e as próximas entregas, será que vai haver credibilidade?

Está ocorrendo um verdadeiro descaso do governo com o cafeicultor. uma humilhação pública. Agora vem esta previsão de safra altíssima sob alegação que a safra do café é bianual. Esquecem que o produtor descapitalizou, que o adubo ano passado esteve a R$ 80,00/sc , do efeito taxa de câmbio, da baixa qualidade do café colhido, da alta do salário e das adversidades climáticas.

Mais uma vez o governo trabalha contra os produtores.
SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/01/2010

Até hoje eu nunca vi uma pesquisa onde se diz que as chuvas atrapalharam a floração, que os produtores estão diminuindo os tratos na cultura e etc...

Mas bem meus amigos, aqui no municipio onde moro(Santa Teresa-ES) muitos produtores estão se queixando dizendo que a florada veio no período das chuvas e que os cafés estão vazios e assim sempre vejo até aqui no site do CaféPoint onde em outros Estados está acontecendo a mesma coisa. Aí vem a CONAB e diz que o Brasil vai ter safra recorde. Qual o interesse de se falar este número uma vez que o café pode não ter o rendimento esperado?

Como muitos dizem, os produtores por causa do preço e até das más condiçóes não deu o manejo e o trato adequado, e então nós que estamos no campo pagando para produzir não estamos vendo esta safra recorde.

Pergunto: a quem o governo quer ajudar? A nós produtores claro que não pois até pouco tempo atrás eu li que não tinha pagado a parcela de quem fez a opção de venda para ele e que só vejo falar que vão ajudar os produtores. Aí assim é fácil pois ventilam as informações e na prática mesmo nada.

Mas, como sempre digo, se fossemos donos de indústrias, banqueiros, com certeza o problema já estaria solucionado.

Más pra um governo que arrota(me desculpem a palavra), lá fora que emprestou dinheiro para o FMI, que pode arrumar não sei quantos para o programa de diminuição dos gases poluentes pra fazer propaganda é muito fácil, mais o Presidente não ta é nem aí pra nós porque com o dinheiro que ele arruma daria pra solucionar muita coisa.

Gente, o povo tem a memória curta e daqui há alguns dias teremos eleição, então por favor vamos procurar votar em quem realmente quer fazer algo pelo país e por nós produtores deste Brasil, pois se eles comem deveriam agradecer aos produtores.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures