ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como serão as chuvas em Vitória da Conquista e Brejões?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/01/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Celso Oliveira, meteorologista da Somar, responde à consulta enviada por e-mail pelo usuário Carlos Andrade Sampaio Junior, cafeicultor em Vitória da Conquista e Brejões, na Bahia, que quer saber serão as chuvas em 2007.

Carlos Andrade Sampaio Junior: Gostaria de saber a previsão de chuva para o ano de 2007 em Vitória da Conquista e Brejões. Grato pela atenção.

Celso Oliveira:Nós que agradecemos pela consulta, Sr. Carlos!

O maior problema de Vitória da Conquista (ponto vermelho no mapa) e de grande parte do Nordeste não tem sido o volume de chuva, mas sim, a sua irregularidade. Vejamos o que aconteceu, até o momento, na cidade do Planalto baiano.



As chuvas começaram antes do momento considerado normal, ainda em outubro. Foram mais de 75mm para uma média é de pouco mais de 55mm. Em novembro choveu muito. Foram mais de 250mm e a média é de 125mm. Choveu exatamente o dobro do esperado. A partir de dezembro, começamos a ver os problemas de irregularidade.

Dois fatores fizeram com que faltasse chuva significativa, por um mês, no sudoeste da Bahia: El Niño e Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Parou de chover no dia 13 de dezembro e voltou a chover forte apenas em 14 de janeiro. O El Niño está fazendo com que a umidade proveniente da floresta amazônica avance mais para o sul do continente. Tanto que estamos observando chuvas bem acima da média na Região Sul, área normalmente seca nos meses de verão. Como a umidade está migrando para sul, o ar fica muito seco sobre a Bahia.

Além disso, observamos a formação de alguns Vórtices Ciclônicos que inibiram a formação de nuvens de chuva e deixaram as temperaturas muito elevadas (aumentando a evapotranspiração). O Vórtice é uma resposta natural da atmosfera ao excesso de chuvas no centro do continente sul-americano. Infelizmente, o que é natural/normal não é o desejável. E é isto que acontece sobre o Nordeste, a cada ano.

Ainda há previsão de chuvas neste mês de janeiro, por volta dos dias 25 e 26. Deve chover mais uns 40mm, na região, ultrapassando até mesmo a média.

Mas a irregularidade deve ser o grande problema, nos meses de fevereiro e março. Podem ocorrer períodos de tempo seco e quente que durem 30 dias, mais uma vez. A chuva pode passar a média, porém ela pode se concentrar em poucos dias.

As chuvas mais fracas de inverno (a chamada "neblina") também devem ser prejudicadas, pelo menos até o final do outono. Com o Niño, os ventos não devem incidir de forma tão perpendicular contra a costa e as chuvas não ocorrerão com regularidade.

O El Niño tende a perder a sua configuração e se extinguir, a partir de maio deste ano. Isto significa que as chuvas da próxima estação (novembro), em princípio, não devem ser tão prejudicadas como na atual.

A mesma previsão vale para Brejões. Esta cidade, aliás, está numa situação bem pior. Como fica um pouco mais ao norte (região de Jequié - ponto verde no mapa), as áreas de instabilidade geradas pela aproximação das frentes frias não chegam até lá. O resultado são chuvas na casa dos 10mm até o momento e previsão de chuvas, praticamente nulas, até o final do mês.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures