ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como proteger seu cafezal da geada?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/06/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em 2016, as baixas temperaturas voltam a predominar durante o inverno de forma mais intensa do que em anos anteriores, de acordo com a empresa especializada Climatempo. “Nos últimos dois anos não tivemos muito frio, mas isso se deveu ao chamado ‘El Niño, que impediu que as temperaturas caíssem. Este ano, o fenômeno perdeu intensidade e clima frio deve seguir até outubro”, completou o meteorologista Alexandre Nascimento.

O clima na safra 2016 já impactou a colheita em regiões mineiras com chuvas intensas em maio e junho e, nas últimas semanas trouxe geadas a outros pontos. Para ajudar a prevenir maiores problemas em lavouras jovens, separamos diversas dicas veiculadas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Confira, abaixo, algumas definições e orientações do Instituto:

Geada branca e geada negra
Estes tipos de geada são denominados em função da aparência. A geada branca é a típica geada de radiação, com deposição de gelo sobre as plantas, o que confere uma coloração branca sobre a vegetação. Muitas vezes a geada branca não provoca danos para culturas mais tolerantes, pois embora a água congele a 0o C, a temperatura letal pode estar bem abaixo deste valor.

A geada negra típica ocorre quando o ar está muito seco e a planta morre antes que ocorra formação e congelamento do orvalho. Nas condições brasileiras normalmente se conhece como geada negra os danos de ventos frios que desidratam os tecidos expostos. Por isso também se chama a geada negra de geada de vento.

Geada de canela
Em noites estáveis, com o resfriamento intenso devido à perda de calor para o espaço, o ar frio, por ser mais denso, acumula-se próximo à superfície, formando um gradiente, denominado de inversão térmica, por ser justamente a condição contrária do que ocorre durante o dia. Assim, a temperatura mínima próximo à superfície pode atingir valores negativos, enquanto próximo à copa dos cafeeiros os valores podem ser 3 a 4o C mais elevados. Quando a temperatura junto ao tronco cai abaixo de -2o C ocorrem danos aos tecidos externos que podem levar a planta à morte. Este dano é denominado de “geada de canela” ou “canela de geada”.

Proteção dos viveiros

Cobertura
Na véspera de ocorrência de geadas, os viveiros devem ser cobertos com materiais vegetais disponíveis na propriedade ou com plásticos. Os plásticos tratados para evitar a perda de radiação de ondas longas são os mais eficientes. Coberturas duplas de plásticos comuns têm eficiência intermediária.

Foto: Iapar/ Divulgação

Foto: Iapar/ Divulgação
 
Aquecimento
O aquecimento deve ser feito durante a noite da geada. Devem-se tomar precauções para evitar acidentes em viveiros cobertos. Recomenda-se distribuir pequenos aquecedores dentro do viveiro, ao invés de concentrar o aquecimento apenas em alguns pontos. Uma mistura de lascas de madeira com óleo diesel acondicionadas em latas de óleo combustível ou óleo comestível de 1 litro produz bom aquecimento.

Foto: Iapar/ Divulgação

Irrigação
A irrigação visa adicionar calor e ao mesmo tempo impedir a queda da temperatura abaixo de 0oC. Deve ser iniciada quando a temperatura ao nível dos canteiros ainda estiver acima de 0oC e não pode ser interrompida até o nascer do sol, sob pena de ocorrerem danos mais intensos.

Foto: Iapar/ Divulgação


Foto: Iapar/ Divulgação
 
Para ter acesso a mais informações, leia o informativo completo do Iapar.


O Iapar também disponibiliza o sistema de Alerta de Geada, veja como se cadastrar aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures