ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como andam os preparativos para nova safra?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/10/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A cafeicultura passa agora por um momento muito importante, os preparativos para uma nova safra: a florada. O cafeeiro necessita de uma série de estímulos externos para a produção de flores, começando pelo déficit hídrico, o fotoperíodo e a temperatura.

Durante o inverno, com a queda da temperatura, dias mais curtos e ausência de chuvas, algumas células se diferenciam e formam botões florais que entram num estágio de dormência até que os fatores externos sejam ideais para seu desenvolvimento. Foi o que aconteceu até a segunda quinzena de setembro.

A volta das chuvas quebra este regime de seca e iniciam uma série de mudanças no metabolismo e na produção hormonal das plantas, fazendo com que os botões florais se desenvolvam, dando origem as flores.

Após as primeiras chuvas os botões florais crescem rapidamente, adquirindo a forma de bastonetes. Na linguagem do campo esta fase é conhecida como "cotonete". Veja a semelhança:



Ainda fechadas as partes reprodutivas das flores já estão totalmente desenvolvidas e neste ponto já ocorre a fecundação, isso em função de as flores serem hermafroditas, ou seja, possuem tanto partes reprodutivas masculinas (androceu) e femininas (gineceu), capazes de realizar a autofecundação.

Com as chuvas que persistiram e ainda persistem em algumas regiões produtoras de café, os "cotonetes" se desenvolveram, ocorrendo a abertura das flores.


Fonte: Erásio Junior

Segundo o colaborador do CaféPoint Edson Koshiba, da Pleno Corretora, a florada no Cerrado Mineiro deve acontecer entre hoje (07) e amanhã (08). Ele comenta que as floradas deverão ser mais uniformes, visto que o estresse hídrico fará com ocorram somente 2 delas, obtendo assim uma maturação mais uniforme e menos defeitos para os grãos da próxima safra.

As flores têm vida muito curta. Apenas algumas horas depois de abertas, as pétalas começam a se desidratar, murcham e secam. Geralmente já no dia seguinte a flor se desprende da planta e cai, deixando pra trás o ovário fecundado, que resultará em um fruto.

Nessa fase o pequeno chumbinho fica a mercê das condições climáticas e nutricionais. Ventos frios, falta d´água e outros agravantes podem resultar na perda prematura dos frutos. Daí a preocupação caso as chuvas cessem nas próximas semanas.

Mesmo após uma bela florada as preocupações continuam, observando e atentando aos mínimos detalhes para garantir que os frutos se desenvolverão de maneira e em número satisfatórios.

De acordo com Edson, a chuva chegou na hora certa para os cafezais do Cerrado. "O bom é a continuidade das chuvas agora após as floradas", completa ele.

Na mesma época de florada, recomenda-se fazer análise de solo e folhas, a fim de se aplicar as quantidades corretas de adubo foliar e de solo. Algumas pulverizações protetoras podem ser realizadas com nutrientes, fungicidas e bactericidas, evitando doenças comuns que podem aparecer durante esse período.

As informações são do portal Pé de Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Como está o andamento da florada em sua lavoura?

Deixe um breve comentário através do box de cartas abaixo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures