ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a cafeína afeta as crianças: influências na cultura global de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/11/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
* Por Bethany Ramos

Para muitos pais em alguns países, pensar em dar a suas crianças uma xícara de café é inadmissível, quase no mesmo nível de dar bebida alcoólica. Porém, o que muitos pais não consideram é que as crianças consomem cafeína diariamente a partir de várias outras fontes, incluindo refrigerantes, chocolate e até mesmo bebidas energéticas.

Um ponto importante é a falta de diretrizes sobre o consumo de cafeína pelas crianças nos Estados Unidos. Como resultado, o quanto de cafeína uma criança pequena poderia consumir é obscuro. Porém, em países como o Canadá, as crianças são restritas a uma quantidade recomendada de 45 mg de cafeína por dia em idade pré-escolar. Isso equivale a 12 onças (373,24 grama) de refrigerante ou quatro barras pequenas de chocolate.

Se a criança consome vários copos de refrigerante em uma festa ou come muito chocolate, provavelmente excede o limite recomendado de cafeína. O excesso de cafeína pode causar efeitos adversos em crianças, incluindo dor de cabeça, aumento da pressão sanguínea, dor de estômago, entre outros.

Apesar de muitos pais americanos se recusarem a dar café a suas crianças pequenas, outras culturas não pensam da mesma maneira. Culturas latino-americanas especialmente são bem conhecidas por dar café com leite às crianças, mesmo com pouca idade, como uma bebida quente servida no café da manhã. Muitos latino-americanos bebem café de uma forma semelhante à cultura do vinho na França, onde as crianças recebem vinho de forma moderada com pouca idade e onde também bebem café com leite de manhã.

Crianças pequenas no Brasil recebem leite com café e chá gelado cafeinado diariamente. A maioria das crianças adora leite com café e consome essa bebida regularmente durante os anos de crescimento. O Governo brasileiro encoraja essa prática. No recente Simpósio SCAA, nos EUA, representantes da indústria brasileira de café defenderam o fato de que as crianças nas escolas primárias recebem café regularmente para desenvolver o hábito de consumo.

Mitos sobre a cafeína

Apesar de os americanos poderem nunca adotar uma perspectiva global de dar café às crianças pequenas de manhã antes da escola - ou mesmo de servir café nas cantinas das escolas primárias, é importante para os pais entenderem a verdade sobre a cafeína, além dos mitos.

Há alguns anos, muitos pais acreditavam que a cafeína prejudicava o crescimento. Entretanto, após anos de pesquisa, cientistas não conseguiram provar que essa teoria é verdadeira.

Enquanto as crianças nos Estados Unidos podem beber refrigerantes com cafeína e comer chocolate, crianças em outros países como Brasil podem beber a mesma quantidade de cafeína diariamente diluída em uma bebida de café.

É interessante notar que as crianças nos Estados Unidos que consomem cafeína a partir de refrigerantes e doces estão provavelmente em maior risco de uma série de doenças relacionadas por causa da ingestão excessiva de açúcar, incluindo obesidade infantil e diabetes. Uma xícara de café de manhã para crianças pode, então, ser menos prejudicial.

*Bethany Ramos é empresária americana no setor e-commerce de café e colunista freelancer para alguns websites daquele país.

As informações são de Ineedcoffee.com, traduzidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures