ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comercialização de café continua abaixo dos padrões para o período

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/02/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foram negociadas no Brasil apenas 36,75 milhões de sacas de 60 quilos da safra 2012/13. A comercialização desta safra chegou a 67% até o dia 8 de fevereiro. O dado faz parte de levantamento de Safras & Mercado. 

Em igual período do ano passado, 79% da safra 2011/12 estavam comercializadas. Com isso, já foram comercializadas 36,75 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa da empresa de consultoria em agronegócio de uma produção de 54,9 milhões de sacas.

Segundo o analista de Safras & Mercado Gil Barabach, o produtor demora em assimilar uma realidade bastante diversa da imaginada. E a forma rápida e acentuada com que o preço do café caiu no mercado ainda gera muito mal estar entre os vendedores, o que justifica o baixo fluxo de negócios, diz. O comprador também não mostra agressividade. E, com as duas pontas distantes, e conversando pouco, é natural que as vendas andem de forma muito compassada.

As seguidas quedas nas cotações e os cenários pouco animadores vêm mexendo um pouco com o vendedor, coloca o analista, que ultimamente tem aparecido mais no mercado. Entretanto, isso só acontece quando o café dá algum repique de alta e, mesmo assim, para volumes pequenos, o que no jargão de mercado se denomina "picadeira", descreve Barabach. Mas, isso não deixa de ser uma mudança de comportamento, embora com impacto limitado sobre o ritmo da comercialização.

"Outro fato que ajuda a entender essa mudança é o crescente receio do produtor que as duas safras (a colhida em 2012 e a que será colhida em poucos meses) se encontrem mais à frente, o que, sem dúvida, aceleraria o movimento negativo de preços. Realmente, os estoques seguem altos, o que alimenta expectativas de que uma produção se encontre com a outra", adverte Barabach.

Negócios - Os negócios com a safra nova também avançam lentamente, aponta o analista de Safras. No sul de Minas Gerais, os contratos a termo e envolvendo Cédula de Produtor Rural (CPR) vinham ganhando um pouco mais de ritmo, mas voltaram a estagnar, diante do "sumiço" do vendedor. Apesar disso, observa-se uma postura mais interessada do lado da venda, avalia o analista, bem diferente do que foi visto nos últimos anos, quando a resistência aos negócios antecipados era bastante grande.

"Talvez um fator a mais de convencimento é que o preço para entrega em setembro está ligeiramente acima da base atual. O mercado trabalha com spread positivo, o que favorece negócios antecipados. Basta olhar a referência de preço para setembro e dezembro de 2013 na BM&F e comparar com a indicação spot", comenta.

Barabach cita que, no Sul de Minas, os últimos negócios a termo para entrega e pagamento em setembro giravam na faixa de R$ 320,00 a R$ 325,00 por 60 kg. "É interessante notar que há algumas semanas apareceram algumas sondagens também para a safra 2014, o que destoa completamente da prática atual de negociação, que prioriza o curto prazo e posições da mão-para-boca", indica.

Ideias preliminares apontam comprometimento da safra 2013 no Sul de Minas Gerais entre 15% a 17%. Em São Paulo, fala-se em 10% a 15%. E no Cerrado algo em torno de 600 mil sacas, já negociadas via CPR e a termo, diz o analista.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures