ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia: Suíça reconhece Denominação de Origem do 'Café de Huila'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/05/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Governo da Suíça reconheceu a Denominação de Origem do “Café de Huila”, Colômbia, o que permitirá proteger os grãos produzidos no departamento dentro do mercado da União Europeia (UE).

O membro de Huila no Comitê Nacional de Cafeicultores, Fernando Castro Polanía, confirmou a notícia e destacou que esse fato irá gerar a possibilidade de  melhores preços e garantirá que nenhum café de outras origens seja comercializado sob a marca ''Café de Huila'.

Segundo Polanía, esse reconhecimento da Suíça não somente beneficiará os grãos huilenses nesse país, mas também, o reconhecimento será pleno nos países que formam a UE, o que permitirá que o café huilense se posicione ainda mais no seleto mercado europeu.

“Está reconhecida a Denominação de Origem Protegida do ‘Café de Huila’ na União Europeia, o que nos gerará enormes benefícios. Além disso, a vantagem que teremos agora que que não se pode falsificar o café de Huila, já que será reconhecido como café colombiano e de Huila em qualquer mercado que entre na UE, ou seja, vai haver controle para que a origem não seja misturada ou falsificada." E complementa: “irá nos ajudar igualmente para que a elevação do preço desses cafés, independentemente de serem negociados pelo intermédio da Federação ou não, cheguem diretamente aos cafeicultores.

"Vale lembrar que recentemente a Federação Nacional de Cafeicultores fez uma batalha jurídica para que o Governo espanhol removesse a patente de um comerciante que tinha a marca café de Huila registrada em seu nome, prejudicando nossos produtores. Isso garante que não volte a ocorrer nunca mais na UE”.

A Federação Nacional de Cafeicultores conseguiu durante um trabalho de vários anos, por meio da análise de mais de 1.900 amostras de café coletadas na zona geográfica de Huila e examinadas com a tecnóloga de espectro infravermelho próximo (Nirspor, por sua sigla em inglês) obter uma pegada do café de Huila, vital para o implemento da Denominação de Origem ‘Café de Huila’.

Essa denominação de origem ampara o café arábica lavado suave, que já processado, identifica-se sensorialmente por ter uma percepção geral balanceada, com notas doces, acidez e corpo médio-alto, fragrância e aroma intenso com sensações frutais e carameladas, e que tem formado sua reputação nacional e internacional durante muito tempo.

A reportagem é do Lanacion.com.co, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures