ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia dá apoio para renovação de 68 mil hectares de café em 2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/05/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Graças às gestões da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), estão garantidos os recursos para apoiar as renovações de 68 mil hectares de café, 88% da área que se espera que seja renovada esse ano.

Essa importante notícia ganha mais relevância considerando que a renovação de cafezais é uma estratégia fundamental para obter uma cafeicultura sustentável, produtiva e rentável para os produtores.

O programa de renovação de cafezais permitiu ao país passar a um nível de produção de 7,8 milhões de sacas de café em 2009 para 14,2 milhões no fechamento de 2014 e 52% de hectares cultivados com variedades de café resistentes à ferrugem, contra 72% ao fechamento do ano anterior.

“Para manter uma cafeicultura jovem e vigorosa, a Colômbia deve manter seu esquema de renovação cafeeira. E ter já garantido o financiamento de 88% da meta esperada desse ano. É uma conquista muito importante que se refletirá diretamente na receita do cafeicultor”, disse o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), Roberto Vélez Vallejo.

Depois do último Comitê Nacional de Cafeicultores e depois de várias sessões de trabalho lideradas pelo gerente geral da FNC e ministro da Fazenda, foram aprovados recursos do governo nacional de 17 bilhões de pesos (US$ 5,97 milhões) e uma contrapartida de 23 bilhões de pesos (US$ 8,07 milhões) do Fundo Nacional de Café (FoNC), que ajudarão a financiar a renovação de 34 mil hectares de café.

Esses recursos contemplam um incentivo de 220 pesos (7,7 centavos de dólar) por árvore renovada por colheita e 200 pesos (7 centavos de dólar) por árvore renovada por cafezal, que o produtor deverá destinar à compra de fertilizantes que ajudem a nutrição dos cafezais renovados e garantam boas condições agronômicas do novo cultivo.

Adicionalmente e após várias reuniões com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o presidente do Fundo para o Financiamento do Setor Agropecuário (Finagro), em meados de abril, anunciou a criação de uma Linha Especial de Crédito (LEC) que ajudará a pequenos e médios produtores a financiar sua renovação por cafezal em condições preferenciais, o que inclui uma taxa de juros subsidiada.

Este projeto permitirá financiar a renovação de uns 22 mil hectares de café, dependendo da dinâmica dos recursos.

O FNC também conseguiu que, para o programa Permanência, Sustentabilidade e Futuro (PSF), o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Finagro mantenham o Incentivo à Capitalização Rural (ICR) que facilita aos produtores o pagamento de seus créditos para renovação.

Sob o Programa, outorga-se um ICR de 30% ao capital prestado para pequenos produtores e 20% de capital para médios, de modo que o cafeicultor somente deve pagar a porcentagem restante (70 e 80%, respectivamente) do valor desembolsado.

Essas facilidades de financiamento contribuirão para a renovação pelo cultivo com variedades resistentes de 12 mil hectares.

As informações são da FNC/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures