ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita de café na área de atuação da Minasul está 80% concluída

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo a cooperativa Minasul, a colheita de café na sua região de atuação, o Sul de Minas, já está na reta final. Com apenas 20% de café ainda a ser colhido, o produtor precisa ter resiliência para garantir eficiência nas atividades finais da colheita, que representa uma grande parcela dentro do custo de produção total e tanto a operação manual quanto a mecanizada podem onerar ainda mais o custo, já que o preço do café oscilou muito nas últimas semanas.

“É muito importante o produtor participar dos movimentos, uma vez que ele não sabe para onde irão os preços. Juros altos, inflação, somado ao bom andamento da safra 2023/2024 – inclusive com o potencial esperado para a safra 2024/2025, temos observado a bolsa de Nova York cair mais intensamente. O dólar subindo ajudou um pouco nos preços aqui no mercado interno. O que pode determinar um novo rumo no mercado será se a expectativa com o clima brasileiro se concretizar, no sentido de boas chuvas para boa florada”, detalhou o trader e gerente da mesa de operações da Minasul, Héberson Vilas Boas Sastre. 

O especialista destaca que o volume colhido não significa café disponível no mercado. Embora a colheita chegue ao seu final nas próximas duas semanas, o café que será beneficiado nas propriedades só irá para o seu destino de armazenagem dentro de 30 dias aproximadamente. “Parte do volume colhido ainda está em processo de secagem e beneficiamento. Algumas áreas mais altas estão um pouco atrasadas, pois tem maturação mais lenta e, portanto, a colheita se prolonga. Com isso, acreditamos que o volume entregue nas cooperativas, de modo geral, esteja ao redor de 60%, sendo que as que estão nas áreas mais baixas e próximas de represa, por exemplo, tem um número um pouco maior”, comentou o coordenador de preparo da Minasul, Aércio Oliveira, que destacou que, com relação a qualidade, a safra deste ano tem apresentado cafés graúdos e com baixo percentual de catação.

Voltando à lavoura, o que tem sido observado até o momento é uma desuniformidade na maturação dos grãos, o que também é normal, já que ano passado ocorreu uma grande quantidade de floradas acima do que é comum. “O que vai acontecer nas próximas semanas é a antecipação das chuvas. Como temos café caído no chão, derivados da colheita, com a chuva, este fato pode intensificar e impactar na qualidade. O que o produtor deve fazer é acelerar essa fase final de colheita. Inclusive, neste final de semana, tivemos um pequeno volume de chuva em algumas áreas produtivas, mas há uma previsão de chuva intensa para o próximo final de semana”, orientou o engenheiro agrônomo da Minasul, Fabrício Alves.

Em regiões mais altas e frias, considerando a desuniformidade dos grãos, o produtor que investe em qualidade, precisou entrar mais vezes na lavoura colhendo com máquinas ou manualmente, no que chamamos de colheita seletiva - que retira apenas os grãos maduros do pé. Pensando no período chuvoso e na possível falta de mão de obra, o produtor vai precisar adiantar, ainda, a varrição do café remanescente da colheita. Um outro alerta caso ele não faça o repasse na lavoura é a infestação de broca na safra seguinte. “Se ficar café na lavoura e no chão, a possibilidade de termos ataque por broca é alta. E, novamente, vai impactar no bolso do produtor”, finalizou Fabrício Alves.

Dados divulgados na segunda estimativa de safra feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam colheita de 37,93 milhões de sacas de arábica. Para Flávio Rezende, produtor Minasul, com propriedades em Varginha, Três Corações e Carmo da Cachoeira, a safra está superando as expectativas. “Estou colhendo 20% a mais que na safra anterior. A qualidade e aspecto estão excelentes. A desuniformidade de maturação de poucas semanas atrás já igualou e eu devo entregar todo o meu café até meados de outubro”.

As informações são da Minasul.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures