ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheitadeira de café pode operar em área terraceada

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/01/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A mecanização da colheita nas lavouras cafeeiras é uma prática essencial na redução dos custos de produção de café, pois a operação, quando feita manualmente, representa mais de um terço das despesas totais de custeio anual nos cafezais.

O maquinário usado na colheita mecanizada de café, seja a colheitadeira auto-motriz, seja a tracionada a trator, só pode operar, em condições normais, em áreas de lavouras com topografia plana a ondulada, o que limita seu uso na cafeicultura em zonas montanhosas.

Nos últimos anos, no entanto, foi desenvolvida a técnica de adaptação do terreno em cafezais, em áreas declivosas, através do terraceamento nas ruas, fazendo caminhos planos, por onde podem transitar tratores, com implementos comuns para os tratos, como roçadeira, adubadeira, pulverizador etc.

A última etapa de desenvolvimento da mecanização em lavouras de café terraceadas, com certeza a mais importante, tem sido a adaptação para emprego de colheitadeiras nessas áreas.

Os trabalhos de adaptação, com esse objetivo, começaram com o uso de derriçadeiras tratorizadas mais leves, como a derriçadeira da Fenix e Kokinha. Os testes evoluem para o uso de colheitadeiras comuns, especialmente as de arrasto, tracionadas por trator.

Algumas fábricas já vêm adaptando suas máquinas. A primeira providencia é a substituição dos pistões da suspensão das duas rodas, com a retirada dos normais, de 60 cm, colocando pistões de alcance de 1,20 m. Também no cabeçalho da máquina deve-se ter um pistão, para levantar a frente, evitando que pegue no barranco. Deve-se observar a largura da máquina, pois as muito estreitas não abarcam bem o cafeeiro quando posicionadas em ruas mais largas.

No ano passado foi realizada na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG), uma demonstração operacional da colheitadeira de arrasto tracionada, da marca Matão, modelo Tornado. Ela estava com pistão longo e operou bem, em desnível de terraço de cerca de 1,20 m.

Confira na foto abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures