ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC se manifesta contra elevação de Tarifa para agroquímicos usados no café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O Conselho Nacional do Café (CNC), se posicionou contra elevação de 8% na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC) para os agroquímicos Clorpirifós, Fipronil, Imidacloprido, Metomil, Carbendazim e Tebutiurom. No último dia 20 de fevereiro, o CNC protocolou ofício no Ministério da Agricultura (Mapa) destinado ao ministro Blairo Maggi, apresentando seu posicionamento.

Em seu Balanço Semanal, emitido na sexta-feira (24/2), o Conselho ponderou que a “medida se fez necessária – e vem ao encontro de ação orientada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)”. Segundo o CNC, representantes da indústria química solicitaram ao Governo Federal a elevação da TEC para os produtos, com a alegação de fomentar a produção nacional.

No ofício, o CNC manifestou que, no caso específico da cafeicultura, o aumento da TEC para o Clorpirifós e Imidacloprido causará prejuízo fitossanitário, pois a elevação dos preços desses produtos aos cafeicultores dificultará o controle de importantes pragas no campo, como a broca-do-café, cigarras e bicho mineiro.

“Recordamos, também, que toda a cadeia produtiva convive com problemas resultantes do banimento do Endosulfan, desde 1º de julho de 2013, sem a disponibilização de alternativas eficientes, em tempo hábil, para o controle da praga Hypothenemus hampei (broca-do-café)”, pontuou o deputado Silas Brasileiro, presidente executivo do CNC. Segundo ele, os novos produtos, registrados somente de 2015 em diante, são comercializados a um custo muito elevado, de forma que o Clorpirifós ainda é uma importante alternativa.

“Por fim, com vistas a melhorar a competitividade das indústrias locais, entendemos como necessária a redução da carga tributária nacional ao invés da elevação da taxação dos produtos importados”, finaliza Brasileiro. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures