ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC defende geração de renda em workshop

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Durante o workshop Agenda Estratégica: Pensando o Agronegócio Cafés do Brasil, o Conselho Nacional do Café adotou a defesa da sustentabilidade econômica através de Políticas de Geração de Renda e também homenageou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pelo trabalho realizado em prol do setor.

Foi realizado ontem, no Centro de Treinamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em Brasília (DF), o workshop Agenda Estratégica: Pensando o Agronegócio Cafés do Brasil. Na oportunidade, as principais entidades representativas do setor cafeeiro nacional, além de técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), discutiram os desafios e as oportunidades para a atividade.

Idealizado e desenvolvido pelo CIC (Centro de Inteligência do Café) e pela Coordenação Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, o evento reuniu entidades como CNC (Conselho Nacional do Café), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Cecafé (Conselho dos Exportadores do Café do Brasil), Abics (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel) e Confederação Nacional do Comércio.

Pensando o Agronegócio Cafés do Brasil, adotamos, ao longo do workshop, a defesa da sustentabilidade econômica por meio de políticas de geração de renda, as quais mudem o foco das prorrogações de financiamentos para garantia/suporte de preços. Nesse sentido, destacamos:

- Maior utilização de instrumentos de mercado futuro, os quais agreguem prêmios e proporcionem travas de preços e gerenciamento de risco;

- Utilização estratégica do crédito com o intuito de administrar oferta e não induzir produção abaixo dos custos;

- Recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) para administrar a bienalidade da safra;

- Utilização de instrumentos de política agrícola como forma de sustentação da competitividade e do escoamento da produção em níveis remuneradores;

- Formação e administração de estoques estratégicos por parte dos produtores;

- Melhor organização dos produtores na comercialização, de maneira que atuem mais como formadores e menos como tomadores de preços;

- Utilização de inteligência de mercado a fim de desenvolver estratégias de comercialização;

- Aprimoramento tecnológico como forma de melhorar produtividade, qualidade e diminuir dependência de mão-de-obra, principalmente em áreas montanhosas;

- Programas de melhoria de gestão dos produtores;

- Programas de capacitação de trabalhadores.

Homenagem ao ministro - Também durante o workshop realizado ontem, prestamos uma homenagem ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, pelo serviço e pela atenção prestados em prol da cafeicultura brasileira. Na ocasião, foi lhe entregue uma placa agradecendo esses esforços, sem os quais não seria possível que a repactuação das dívidas do setor chegasse a um ponto bastante oportuno e interessante como o atual.

A atuação de Stephanes possibilitou que o prazo de vencimento das parcelas relativas ao Alongamento do Funcafé tenha acréscimo de dois anos, saindo de 2018 para 2020. Além disso, outro ponto importante obtido foi a redução na taxa de juros do Fundo. Após reunião do ministro da Agricultura com o titular da Fazenda, Guido Mantega, o governo sinalizou que a taxa de juros nos empréstimos do Funcafé será reduzida de 9,5% para 7,5% e com bônus de adimplência de 3,75% já pactuado, estabelecendo-se, dessa forma, a taxa final em 3,75%.

Mesmo que os resultados alcançados não atendam ao pleito do setor produtivo como o desejado, é inevitável mencionar que as melhorias supracitadas trazem certo alento aos cafeicultores e permitem que os mesmos tenham fôlego para continuar na atividade.

GILSON XIMENES
PRESIDENTE

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures