ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC avalia estimativa do IBGE como "fora da realidade"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/08/2014

1 MIN DE LEITURA

9
0
Foto: Café Editora
Foto: Café Editora

Em seu Balanço Semanal, referente a semana de 4 a 8 de agosto, o Conselho Nacional de Café (CNC) fez duras críticas a estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Veja aqui). O presidente do CNC, Silas Brasileiro, que assina o Balanço, explica que “a divulgação de estudos, mesmo de órgãos federais, pouco acurados, os quais emergem para gerar especulações no volátil mercado cafeeiro”.

Segundo o CNC, é muito provável que se a safra 2014/2015 de café se situe em pelo menos 5 milhões de sacas a menos do que o número divulgado pelo IBGE. Com vista no baixo rendimento dos grãos em boa parte do parque cafeeiro nacional, o Conselho aponta que devam ser colhidas no piso de 40 milhões de sacas.

Leia, abaixo, o trecho no Balanço, que faz referência a estimativa do IBGE.

SAFRA 2014
No dia 7 de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a safra 2014 de café do Brasil em 45,5 milhões de sacas de 60 kg, volume que entendemos como fora da realidade do ciclo atual. O CNC, há tempos, critica a divulgação de estudos, mesmo de órgãos federais, pouco acurados, os quais emergem para gerar especulações no volátil mercado cafeeiro.

Contestamos veementemente esse número prognosticado pelo IBGE e solicitamos que, se não for possível uma apuração verídica das reais condições de nossas lavouras cafeeiras, que não se realize o levantamento. Se a ideia for manter tal anúncio, pedimos que façam de maneira mais esmerada, realizando contato com os profissionais que vivem a realidade da cafeicultura brasileira, como os técnicos de nossas cooperativas e os pesquisadores de instituições como a Fundação Procafé.

Frente ao número tornado público, a respeito do qual reiteramos nossa contrariedade, o CNC salienta que a safra brasileira se situará de fato dentro do intervalo apurado, in loco, pela Fundação Procafé, sendo muito provável que se situe no piso de 40 milhões de sacas, haja vista o baixo rendimento dos grãos em boa parte do parque cafeeiro nacional. Também em função do veranico do início do ano, esse volume deverá ser repetido na colheita da safra 2015, uma vez que o desenvolvimento das plantas foi impactado.

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARMANDO SANTOS JÚNIOR

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/08/2014

Não sei lidar muito bem com números em percentual mas, de alguns números tenho certeza; os secadores de café que tenho em minha propriedade de 7.500 Litros sempre renderam média de 22 scs. de café beneficiadas nesta safra 2014, está rendendo em média 15 scs. Mas de uma coisa tenho certeza ; esta estimativa de quebra de 10% é distorcida e tendenciosa, resta apurar por quem e porque.
RICARDO R. MACIEL

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/08/2014

Produzo também café,e até aonde eu entendo, estes orgãos governamentais,além de não possuirem pessoal qualificado,fazem suas pesquisas cada um com o seu método o que pode diferenciar bem os resultados.( o que do governo funciona bem além da cobrança de impostos?)

Penso que seria mais racional se apenas uma dessas empresas fizesse    a  estimativa,sendo qualificada e com credibilidade,pois além de direcionar os preços evitaria especulações que é o mais prejudicial aos preços.
GALENO LEITE

MEDEIROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/08/2014

Como se não bastasse  as dívidas que vem das safras anteriores devido aos preços baixos e o clima desfavorável nessa safra, ainda tem os burocratas do governo à serviços dos especuladores  ;estamos F..............!
MARCO TEMPESTA

VARGINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/08/2014

Prezado Vitor,



Você fala em que as previsões da CONAB e IBGE são parecidas, não achou a previsão da CONAB foi feita em Maio onde não tinhamos iniciado a panha, e o que posso afirmar que eu tive uma quebra de safra de 50% no sul de minas. A média na minha região esta acima de 30%, sendo que o IBGE já tenho este números fala em uma quebra de 13%.

O correto seria guardar este números muito bem e daqui mais 40 dias ver como eles não sabem de nada, como disse o Sr Silas Brasileiro fazem um levandamento seguem sair do ar condicionado e não sabem a realidade de nos produtores.

Outra coisa posso afirmar não vendo nem uma saca de café neste preço, vendo vaca, terreno, mas não vou bancar corretor e exportador de café.
AMARILDO J SARTÓRI

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO

EM 14/08/2014

Amigo produtor de café Robledo Rene de Moraes, todas as análises que aparecem divulgando estimativas de safras, se perceber, trazem um cunho tendencioso e mexem com o mercado especulativo. Você tem toda razão. Se essas estimativas não se confirmarem e os números forem menores do que "estimado", aí meu caro, nós produtores já estaremos ferrados pois necessitamos vender, ao preço do momento para honrar nossos compromissos. É uma grande irresponsabilidade um órgão do governo ou qualquer outro analista de plantão divulgar números antes do efetivo termino da colheita, pois os estragos no mercado são grandes, prejudicam somente o produtor e depois apresentam uma simples justificativa de margem de erro, não aparecem os responsáveis e por fim,  ninguém é punido por isso.
AMAURI REZENDE PACHECO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/08/2014

CONAB , IBGE, só tem burocrata , que não sabem distinguir um pé de abóbora de um pé de melancia , o que eles fazem é multiplicar um hipotético parque cafeeiro Brasileiro e multiplicar por x scs por ha , que eles acham que vai produzir, um ano mais e um ano menos, e o mercado comprador acredita neles se for conveniente, é isto!!! Triste setor produtivo brasileiro, até quando vamos ter forças pra lutar contra isto tudo???
VITOR LONGO DA SILVA FILHO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/08/2014

A safra 2014 divulgada pela CONAB em maio passado é de 44,6 milhões de sacas e a do IBGE, agora em julho, de 45,5 milhões de sacas. Ambos os levantamentos englobam a produção de arábica e conilon, somadas no número final de ambas as Instituições. Desta forma, os  levantamentos feitos pela CONAB e pelo IBGE, se desmembrados por espécie, como consta nas publicações das duas Instituições, mostrariam uma produção  de pouco menos de 33 milhões de sacas de café arábica e uma produção de conilon de pouco mais de 12 milhões de sacas, o que dá  total aproximado de 45 milhões de sacas. É fácil consultar na internet os resultados da CONAB e do IBGE, que têm metodologias próprias e chegam a resultados bem próximos.
WALTER MORA

COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 14/08/2014

deberia ser solo un ente propio de cafe en brasil el encargado de divulgar los numeros de cosecha en cada periodo   ya que lo que se esta promoviendo es la inestabilidad real del cafe en su precio.
ROBLEDO RENE DE MORAES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/08/2014

Gostaria de saber porque o IBGE tem que divulgar estimativa de safra do café, sendo que, além de não ter pessoal especializado para isso, já existe a fundação PROCAFE e a CONAB para tal. Alguém poderia me explicar qual a necessidade dessa divulgação por parte do IBGE?

Alem de propiciar especulações por parte do mercado não ha essa necessidade, pois o IBGE não tem gente especializada e não vai a campo para basear sua estimativa de safra. Além de ser perda de tempo, ele só ajuda os especuladores de plantão, tanto de NY quanto do Brasil.

Se não vai a campo, deixe para quem entende de café para basear sua estimativa de safra.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures