ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clima em Teixeira de Freitas e no extremo sul da Bahia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2007

3 MIN DE LEITURA

1
0
Renato H. Fernandes, leitor do CaféPoint, de Teixeira de Freitas, BA, pergunta a Celso Oliveira, meteorologista da Somar, e autor do artigo "As diferenças entre El Niño e La Niña, com foco no nordeste", sobre a situação climática em sua região. Leia a seguir:

Carta de Renato H. Fernandes

O extremo sul da Bahia, além de situado numa zona de transição entre dois sistemas climáticos, só é nordeste no papel. Ficamos, então, um pouco carentes de informação. Como está a previsão dos modelos para a região de Teixeira de Freitas no próximo verão? Teremos vórtices?

A título de curiosidade, a passagem das frentes frias pelo litoral tem sido tão bem definida que, nesta primavera, as chuvas na faixa de até 70km do litoral têm sido quase duas vezes maiores que as ocorridas a apenas 20km mais a oeste.

Resposta de Celso Oliveira

Realmente você tem razão em afirmar que Teixeira de Freitas fica em uma região de transição. Temos alguns sistemas meteorológicos que provocam chuvas apenas no sul da Bahia, tais como frentes frias e Ondas de Leste. Estes sistemas não causam chuvas, por exemplo, no Ceará, estado em que me baseei para escrever o texto. Enquanto no Ceará chove apenas quatro meses por ano, em Teixeira de Freitas chove oito.

Aliás, estas mudanças de condições climáticas não acontecem apenas entre Teixeira de Freitas e o Ceará. É complicado definir o "clima do nordeste" apenas com poucas palavras. No caso da Bahia, Teixeira de Freitas tem um clima diferente de Barreiras, que tem um clima diferente de Salvador, que tem um clima diferente da Chapada Diamantina e por aí vai.

Por isso mesmo que eu afirmei que falar que "Niño desfavorece as chuvas
no nordeste e Niña favorece as chuvas no nordeste" não é verdade absoluta. Depende da localidade. Cada localidade é atingida por um tipo de sistema e cada sistema é influenciado de forma diferente pela Niña e pelo Niño.

Enquanto você afirma que nos últimos meses as frentes frias passaram com maior freqüência e provocaram grandes chuvas em Teixeira de Freitas, os produtores de Barreiras aguardam apreensivos pela volta das chuvas, que estão e continuarão atrasadas. Os dois fenômenos foram, estão sendo e serão gerados pela mesma La Niña.

No caso de Teixeira de Freitas e do extremo sul da Bahia, o que esperar a partir de agora?

Bom, as chuvas diminuíram desde o final de outubro. Tivemos a formação de bloqueios atmosféricos no sul e frentes frias estacionárias no sudeste, onde as chuvas se concentraram nas últimas semanas. Nos próximos dias poderemos ter chuvas, porém muito localizadas e que pouco servem à agricultura.

Por enquanto, ainda não há previsão da volta das trovoadas ao nordeste. Como escrevi, em anos de La Niña, as chuvas são mais irregulares na Bahia e em boa parte do Maranhão e Piauí. Aliás, os modelos climáticos indicam que até março, esperam-se chuvas abaixo da média em Teixeira de Freitas. Vamos falar das condições mês a mês na região:

Em novembro, esperam-se precipitações abaixo da média. Os modelos de previsão do tempo já estão indicando isto, sem chuvas significativas até o dia 11 de novembro, pelo menos.

Na primeira quinzena de dezembro, esperam-se precipitações dentro da média e uma segunda quinzena com chuvas abaixo da média. Agora, os meses de janeiro e fevereiro é que realmente preocupam. Esperam-se Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis. E isto deixará as chuvas bastante irregulares em boa parte da Bahia, inclusive na região de Teixeira de Freitas. Esperam-se apenas volumes entre 30% e 40% do esperado para todo os dois meses. Ou seja, poderá chover menos da metade do esperado para os dois meses.

Teremos que monitorar as novas saídas do modelo de clima nos meses de novembro e dezembro e vermos se eles continuarão confirmando esta situação. Em março, as chuvas retornam, ainda não em sua totalidade, mas retornam. Espera-se um desvio negativo de 35% na região de Teixeira de Freitas no próximo mês três.

Portanto, recomendo cautela com as tomadas de decisão neste ano. Se for confirmada a previsão do modelo climático, a Bahia passará por um verão com chuvas irregulares.

Acesse a carta aqui.

Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HARLEI CURSINO VIEIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - ESTUDANTE

EM 01/08/2022

Que Deus abençoe que faça muito sol no extremo sul da Bahia!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures