ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas ameaçam colheita de café na América Central

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/10/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Fortes chuvas na América Central estão dificultando a produção e as rotas de comércio de café na região, fornecedora de 10% do café consumido no mundo. A temporada chuvosa foi bastante violenta em países como Honduras e Guatemala, que produzem o grão arábica suave, muito cobiçado por apreciadores da bebida.

Os ventos estão arrancando as folhas dos pés de café, expondo as cerejas que ainda não estão maduras. Além disso, o café maduro está caindo no solo encharcado antes que seja cuidadosamente colhido, de modo que o grão se danifica e não pode ser vendido.

Isso tem ajudado a puxar os preços internacionais do café. Os futuros acumulam alta de 5,7% desde que registraram o menor nível em nove meses, no início de outubro, incluindo o salto de 2% nesta terça-feira, para 236,15 cents/lb na bolsa ICE Futures US, em Nova York.

O produtor Felix Regalado, que cultiva café em uma pequena fazenda em Honduras, maior país produtor na América Central, está prestes a colher a safra principal da região, num momento em que a oferta está apertada. Os estoques certificados de café arábica da ICE caíram quase 60% desde setembro de 2009. Grandes torrefadoras estão esperando a nova colheita das Américas Central e do Sul, após três anos de produção insuficiente.

"O café está caindo das plantas, tanto cerejas maduras quanto as imaturas", disse Regalado. As condições climáticas também dificultam a estocagem do café nos terminais ou nos portos. "Quando chove assim, não podemos colher", explicou. "E quando está escorregadio, temos de transportar a cavalo."

Em El Salvador, o equivalente a 2% da exportação prevista de 1,3 milhão de sacas de 60 kg foi perdido por causa das chuvas, de acordo com a diretora-executiva do Conselho Salvadorenho de Café, Ana Elena Escalante. O presidente do país, Mauricio Funes, disse que El Salvador já recebeu um volume recorde de chuvas, superando o registrado em 1998 com o furacão Mitch, um dos desastres mais graves da história da região.

As chuvas pesadas pegaram parte da indústria de café de surpresa. "Eu não esperava", admitiu o presidente da Associação Nacional de Café Guatemalteca, Ricardo Villanueva. "É impossível prever." A Guatemala é o segundo maior produtor e Villanueva disse que as perdas são mínimas, mas que "os danos em infraestrutura são terríveis".

As informações são da Dow Jones, publicadas pela Agência Estado e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures