ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

China: consumo de café cresce a taxa de 20% ao ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/02/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Levantamento feito pela empresa japonesa de importação e exportação de commodities Marubeni Corp mostrou que a demanda por café na China, a economia que mais cresce entre as principais do mundo, deverá continuar se expandindo a 20% ao ano se as torrefadoras oferecerem produtos adequados aos gostos e orçamentos dos consumidores locais.

O número de empresas de torrefação de café na China saltou de 25 para 30 em um ano por causa do crescimento nas vendas para consumidores de Xangai e outras cidades costeiras do país, conforme informou em entrevista Kazuyuki Kajiwara, gerente-geral de café da Marubeni.

A Starbucks Corp., a maior rede de cafés do mundo, disse no ano passado que a China tinha o potencial de se tornar o seu maior mercado fora dos EUA, com a alta do número de consumidores de classe média. Empresas japonesas especializadas na torrefação, preparo e distribuição de café, como a Unicafe Inc., sediada em Tóquio, avaliam que a China é um bom alvo para suas vendas, num momento em que as oportunidades diminuem no seu mercado interno, que está maduro.

"Estimamos que o consumo de café na China esteja crescendo a 20% ao ano, o mesmo ritmo da alta das torrefadoras´´´´, disse Kajiwara, O mercado chinês provavelmente continuará em expansão a um ritmo semelhante, uma vez que os potenciais consumidores de café naquele país chegam a 200 milhões de pessoas, acrescentou.

O consumo de café na China fica em torno de 30 mil toneladas por ano, cerca de 7,5% da demanda japonesa, que supera as 400 mil toneladas, estimou Kajiwara. A Marubeni montou uma subsidiária de torrefação de café em Xangai em 2006. A Aroma Coffee (Shanghai) Co. iniciou a produção em outubro de 2007 com a capacidade de torrar 300 toneladas de café por ano. A Marubeni tem como meta aumentar as vendas na China, depois de conquistar uma fatia de 15% no mercado de café da Coreia do Sul, que é de 100 mil toneladas anuais.

"Acreditamos que o mercado chinês tem potencial de crescimento, dependendo da qualidade e dos preços dos produtos", disse Kajiwara. Em algumas lojas sofisticadas da China, o café custa 40 iuan (US$ 5,85), sendo tão caro como no Japão. Segundo ele, as torrefadoras chinesas também não atendem à preferência local por um sabor forte.

A Aroma Coffee torra grãos importados e chineses, informou Kajiwara. A China produz 25 mil toneladas de grãos por ano, das quais 5 mil toneladas são da variedade robusta, cultivada em Hainan e usada principalmente na fabricação de café instantâneo. O tipo arábica é produzido na província de Yunnan e a preferida pelas cafeterias.

A China exporta cerca de 60% de sua produção de café, e cerca de metade das vendas externas vai para o Japão, para a fabricação de cafés solúveis, disse Kajiwara. A China também importa cerca de 15 mil toneladas de café por ano, inclusive café instantâneo. As informações são da Bloomberg News, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures