ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Certifica Minas Café deve atingir a marca de 1.700 propriedades cafeeiras certificadas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/01/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Certifica Minas Café deve atingir a marca de 1.700 propriedades cafeeiras certificadas até o fim de 2014. O programa é uma iniciativa do governo estadual e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). O Certifica Minas Café estimula os produtores a adotarem boas práticas de produção, uma gestão moderna da propriedade e incentiva a preservação ambiental.

Atualmente, 214 municípios mineiros participam do Certifica Minas Café. O número de propriedades certificadas é de 1.643. “A evolução das propriedades rurais e dos produtores é evidente. Hoje eles trabalham na atividade de uma maneira mais profissional, fazendo que sua propriedade seja uma empresa rural independentemente do tamanho dela”, afirma o coordenador do Certifica Minas Café/Emater–MG, Julian Silva Carvalho.

Com a atuação de extensionistas especialmente treinados para a atividade, a Emater–MG orienta os produtores sobre as adequações das fazendas candidatas à certificação. Após essa etapa, o IMA faz as auditorias preliminares para checar se todas as exigências foram obedecidas. Em seguida, uma certificadora de reconhecimento internacional faz a auditoria final e concede a certificação às propriedades.

“Os extensionistas promovem as boas práticas agrícolas com o Programa Certifica Minas Café e o produtor adota modelos de produção sustentáveis através das orientações técnicas. São práticas agronomicamente corretas e que auxiliam o produtor a maximizar o processo de produção, obtendo maior produtividade de maneira racional e sustentável”, explica Julian Carvalho.

O Certifica Minas Café incentiva o equilíbrio entre produção e meio ambiente. O cafeicultor tem de cumprir 95 itens para conseguir a certificação de sua propriedade. Por meio do programa os produtores aprendem a fazer uma gestão mais eficiente da da propriedade e desenvolvem ações de preservação ambiental.

As ações são bastante diversificadas. Em todas as propriedades certificadas são elaborados mapas georreferenciados, destacando todas as fontes de água e projetos contendo um planejamento para proteção das mesmas. As nascentes devem estar protegidas para evitar o pisoteio e a compactação do solo e facilitar a revegetação.

O cafeicultor também tem de adotar diversos procedimentos para a conservação e preservação da água e do solo. Dentre eles estão a manutenção da vegetação entre as linhas do cafeeiro, a construção de caixas de contenção de enxurradas e a realização de roçadas para controle do mato. Essas práticas melhoram a infiltração da água no solo e diminuem o seu escoamento superficial. Além disso, aumentam a diversidade biológica da propriedade e evitam a erosão.

O município de Caratinga, região Leste de Minas Gerais, tem 11 propriedades certificadas pelo Certifica Minas Café e 25 cadastradas. A propriedade de Paulo César Fernandes é um exemplo de boas práticas de produção e preservação ambiental. Ele conta que aprendeu técnicas eficientes para a renovação da lavoura velha, como controlar os gastos e proteger as 6 nascentes da fazenda. De acordo com Paulo César, todas essas medidas adotadas tiveram impacto na produção do café que cresceu 15%.

Marcelo Carneiro é outro produtor de Caratinga que participa do Certifica Minas Café. Segundo ele, um dos principais ganhos foi a organização da propriedade. Depois de aprender a lidar com as ferramentas de gestão disponibilizadas pelo programa, o produtor passou a controlar todo o processo de produção do café. “A vantagem disso é que a gente tem o controle do terreiro, descobre os gargalos e consegue medir o custo/benefício”, diz Carneiro.

As informações são do Emater/MG, adaptadas pelo CafePoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures