ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé e ANTAQ se reúnem para analisar cobranças indevidas nas exportações de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Na última terça-feira (30), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu com o diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, para buscar soluções aos altos custos impostos por agências de navegação aos embarcadores brasileiros do produto.

Segundo o presidente do Cecafé, Nicolas Rueda, as cobranças arbitrárias e procedimentos abusivos por parte das agências marítimas são diversos, em parte, da grande concentração no setor e das assimetrias da regulação setorial, em que pese o esforço da Agência ao longo dos anos.

Entre os diversos procedimentos indevidos realizados pelas agências de navegação, o Cecafé apresentou, como exemplo, a falta de transparência no valor do ressarcimento de Taxa de Movimentação no Terminal (Terminal Handling Charge – THC) e a sonegação fiscal por parte da maioria das agências marítimas brasileiras, além das cobranças abusivas da Taxa de Logística de Exportação (Export Logistic Fee – ELF) e pela gestão de contêineres, e a taxa de emissão de conhecimento de embarque (Bill of Landing – B/L Fee).

“Foi importante ampliarmos o diálogo com a ANTAQ a respeito de THC e ELF, assuntos que já temos processos em andamento, e B/L Fee, que entrou na pauta das conversas. Através dessa abertura, devemos criar uma agenda positiva regular com a Agência para que possamos alcançar cobranças mais justas ao setor exportador brasileiro”, projeta Nicolas Rueda.

Como encaminhamento, o Cecafé enviará documentos para subsidiar a ANTAQ em suas análises sobre o THC e emissões das taxas de ELF, B/L e lacres. Também participaram do encontro virtual, pela entidade, os Diretores Geral, Marcos Matos, e Técnico, Eduardo Heron, os coordenadores institucionais, Luiz Otavio Araripe (Valorização) e Jerônimo Pereira (Olam), e os coordenadores técnicos do Comitê Logístico, Portuário, Marítimo e Comercio Exterior da entidade, Ronaldo Moraes (Cooxupé) e Hamilton Sá (ED&F Man Volcafé).

Além do Diretor Geral Eduardo Nery, a ANTAQ foi representada por Bruno Pinheiro, superintendente de Regulação, Marcos Mendonça, chefe de gabinete da Diretoria Geral, e os assessores da DG da Agência, Renato Borges e Lucas Fernando.

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures