ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé debate sobre sustentabilidade em mesa redonda realizada pela Comissão Europeia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, de forma virtual, na última quinta-feira (20), da “III Mesa Redonda – Café e a Diretriz Europeia sobre Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa”, realizada pela Comissão Europeia.

Os representantes europeus apresentaram a proposta da Diretiva Europeia sobre Due Diligence Corporativa (CS3D), que aborda a questão da sustentabilidade e, uma vez em vigor, será fator determinante do comércio com a Europa.

A Diretiva estabelece regras sobre as obrigações das grandes empresas em relação aos direitos humanos reais e potenciais, e os impactos ambientais de suas operações, incluindo suas cadeias de valor dentro e fora da Europa.

“A terceira mesa redonda aprofundou as implicações desta proposta de Diretiva na cadeia de valor do café, identificando os principais avanços e desafios nos países latino-americanos nesses aspectos, bem como mostrando enfoques inovadores de parceria para elaborar e implementar medidas de acompanhamento”, revela Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

O Cecafé foi o porta-voz brasileiro nas discussões dos avanços da sustentabilidade, com ênfase na Plataforma Brasil de Rastreabilidade, em fase de implantação pelo Cecafé, para atender às novas regras do comércio mundial em tempos de ESG.

“Realizamos uma apresentação que teve como foco os avanços da sustentabilidade nas últimas décadas e a experiência do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na obtenção dos polígonos e dados georreferenciados”, conta Marcos Matos. Ele completa que, ao apresentar a Plataforma Brasileira de Rastreabilidade, foram destacados os avanços no país e os desafios da cadeia de custódia do café, englobando a diversidade de regiões e produtores, a formação de blends e até as exportações via contêineres.

“Como resultado, o Brasil mostrou estar preparado para atender às novas regras, com reconhecimento da sustentabilidade. Por essa razão, o país foi escolhido como projeto piloto, com parceria da European Union Agency for the Space Programme (EUSPA) e da European Coffee Federation (ECF), para geração de conhecimento, experiência e benchmarks a serem replicados em diversos outros países”, concluiu.

Além do diretor-geral do Cecafé como speaker nacional, o Brasil também contou com a participação do Conselho Nacional do Café (CNC), membros da Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais em Londres, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), entre outros.

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures