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CarmoCoffes, Unique Cafés Especiais e Rota do Café Especial: trabalho conjunto visando educação do consumidor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/07/2010

3 MIN DE LEITURA

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A Equipe CaféPoint esteve no Espaço Café Brasil 2010, em São Paulo/SP e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Jacques Pereira Carneiro, sócio diretor da CarmoCoffees, com Helcio Junior, da Unique Cafés Especiais e com Marcio de Oliveira, sócio gerente da Rota do Café Especial, a respeito da atuação do trabalho familiar na produção de cafés especiais, seguido da complementação pelo trabalho da Unique Cafés Especiais e da Rota do Café Especial, objetivando a [re]educação do consumidor.

A região principal de atuação é Carmo de Minas/MG.

"A família tem mais de cem anos na produção de café. No inicio não se trabalhava com café especial. Nos últimos 10 anos as nossas fazendas, através desse movimento do café especial, descobriram seu potencial no mercado de cafés especiais e na qualidade sensorial do café."

"Então, há 10 anos começou uma mudança de processo, com início de descascadores de café na nossa região. Daí para frente começamos encontrar xícaras de café com mais clareza e sabor, então começamos, ano após ano, a participar de concursos de qualidade, onde conseguimos retorno através do resultados, mostrando que estávamos no caminho certo."

"Daí pra frente, tentamos melhorar ano a ano, buscando um processo mais organizado nas lavouras e enviando amostras para clientes e concursos. Os resultados de concursos são muitos importantes para o reconhecimento do trabalho."

"A produção é um negócio familiar. Temos algumas propriedades e nos últimos anos a gente vem fazendo um trabalho em cima dos cafés especiais, através da exportação e da indústria de torrefação, com a Unique Cafés Especiais."

"Tentamos mostrar para o mercado nacional, especificamente, o que há de melhor em café no Brasil, tentando reeducar esse consumidor que não foi educado da melhor forma."

"Outro trabalho é que, um produto de qualidade precisa de uma série de informações, que vem a somar na educação e conhecimento desses consumidores. Esse trabalho está sendo feito através da Rota de Cafés Espaciais. Estamos recebendo em média 2000 turistas por ano."

Criação de marca própria - Unique Cafés Especiais



"Para criar a marca é preciso ter um certo knowhow em café. Trabalhamos muito com a questão da informação e já temos muito conhecimento na parte de degustação e produção."

"Dentro dos objetivos que nos mobilizaram a torrar o café o principal é agregar valor à produção, viabilizando a fazenda da porteira para dentro, frente ao mercado muito prostituído que é o mercado nacional."

"Resolvemos criar a marca pois percebemos que o nosso café não estava chegando ao consumidor da maneira que desejávamos."

"O segundo objetivo foi conhecer o cliente final, ter esse contato para expor o café. Em terceiro foi a questão da reputação, de estar a frente, levar o pessoal para conhecer a produção e mostrar que fazemos um trabalho mais transparente."

"Em relação a certificação, trabalhamos com a BSCA, UTZ e Certifica Minas."

"Para contemplar essa produção especial que a família vem fazendo há cem anos, mostramos não só como funciona a produção, mas buscamos também educar, estar em contato com o turista, mostrar à ele que existe um café especial e fazer com que ele prove isso, através da Rota do Café Especial."

"O turista entra na lavoura, vê como funciona a produção e no fim pode provar o café, conseguindo ainda identificar alguns sabores desses cafés."

"Muitos turistas chegam na fazenda sem saber o que é café, tomam pela primeira vez um café sem açúcar e saem de lá com uma visão totalmente diferente da bebida que estavam acostumados. Assim, ele começa procurar qualidade."

"Na Rota do Café Especial falamos da região como um todo, mas fazemos com que o turista conheça a ota dos cafés especiais. Todos que passam por lá começam a procurar cafés especiais, o que abre mercado para o café especial."

"Como priorizamos a qualidade do café, priorizamos também a qualidade de atendimento ao cliente. Por isso, para visitas trabalhamos com pequenos grupos de 14 pessoas. Para quem quiser conhecer a Rota do Café deve entrar em contato peço site www.rotadocafeespecial.com.br. Lá vamos indicar os melhores passeios para o turista, como do pé a xícara, e outro mais específico para baristas ou curiosos, que chama-se amantes do café. Nesse último, ele vai conhecer a fazenda, conhecendo do pé a xícara, mas no final vai participar de um workshop técnico com informações do que é a bebida especial."

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JACQUES PEREIRA CARNEIRO

CARMO DE MINAS - MINAS GERAIS - TRADER

EM 05/07/2010

Prezado Sr. Carlos Eduardo Costa Maria

Obrigado por seus comentários e estamos sempre a disposição. Temos 3 gerações que trabalharam até onde estamos e agora cabe a nossa geração trabalhar a informação para o consumidor sobre todo o trabalho complexo que existe numa xícara de café tecnicamente especial. Se deixamos esse trabalho somente para a indústria de café comercial, não educamos. Para realmente educarmos, precisamos da efetiva participação de empresas, pequenas torrefações e Cafeterias que acreditam numa xícara complexa, limpa e diferenciada. Acreditamos nesse contexto e principalmente não subestimamos o paladar do consumidor brasileiro de Cafés Especiais. Isso nos consolida sempre.
Grato mais uma vez
Jacques Carneiro
CARLOS EDUARDO COSTA MARIA

ANHEMBI - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 03/07/2010

Muito bom é muito importante saber que existe emprendimentos desta natureza que com certeza contribuirá significativamente para toda cadeia cafeeicultora, principalmente, quando se busca a agregação de valores da porteira para dentro, que trará maior renda ao produtor e é muito salutar esta questão de aumentar a interação com o consumidor pois cada vez mais se terá no mercado produtos mais qualificados.Parabéns pela iniciativa e também a toda equipe do Café Point que sempre nos presenteia com informações muito valiosas.

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