ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Calor castiga lavouras de café no Espírito Santo e queda na safra já supera 10%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A falta de chuvas e temperatura elevada dos últimos dias e que coincide com o período em que os grãos de café ainda estão em fase de formação estão trazendo preocupações no meio rural capixaba. Na Região Norte do Espírito Santo, onde se concentra a maior parte das lavouras de café conilon, até a última sexta-feira (11/01), fazia 40 dias que as chuvas não haviam caído e, se elas não vierem logo, a situação tende a se agravar.

Em algumas comunidades, onde o déficit hídrico é mais acentuado, os rios secaram e não há disponibilidade de água para irrigar as lavouras. Os pés de café estão com as folhas murchas e queimadas e os grãos que estão em formação e precisam de água estão secando. Parte deles está sendo queimada pelo sol forte.

O coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, que na semana passada esteve em algumas propriedades do Norte, disse que a estiagem prolongada impactará a produção. "Não há ainda como dimensionar as perdas, mas podemos afirmar que os grãos serão menores e mais leves", explica.

Isso significa que a safra deste ano será menor e a qualidade do café nas lavouras atingidas será mais baixa. Em algumas regiões, não há mais disponibilidade de água para irrigação das lavouras e nas propriedades que ainda têm água o nível dos reservatórios está muito baixo. A solução para o problema só virá mesmo com chuvas regulares.

O clima desfavorável poderá frustrar inclusive a expectativa de novo recorde na safra de café. De acordo com o engenheiro agrônomo Rogério Chiabai, que presta assistência técnica a várias propriedades, a queda na safra já passa de 10%. Em algumas propriedades de Pinheiros e Montanha, a situação "é dramática", diz ele.

O quadro crítico demonstra que o produtor cada vez mais tem que se preparar para enfrentar a seca. Renovar as lavouras, plantar variedades mais tolerantes a este clima e armazenar água são algumas das orientações.

Nas regiões onde predominam os plantios de café arábica, o cenário não é diferente. Meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, explica que para os próximos 15 dias é baixa a probabilidade de chuvas de grande intensidade. Deverá chover pouco em apenas algumas regiões.

As informações são de A Gazeta do Espírito Santo, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures