ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultura confia em compromisso de Dilma

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2010

2 MIN DE LEITURA

1
0
"Darei toda a prioridade para garantir aos cafeicultores, pequenos, médios e grandes da região, todo o apoio necessário para que resolvam seus problemas de pagamentos de dívidas e de preços mínimos", declarou a então candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, em Varginha, no dia 15 de setembro. Dilma foi eleita com 58,45% dos votos, e as lideranças do setor cafeeiro repercutem o compromisso assumido, acreditando que serão atendidos em suas reivindicações.

Para o presidente do Conselho Nacional do Café - CNC, Gilson Ximenes, o momento é de confiança em relação às ações da gestão Dilma a partir de 2011.

"Além do compromisso firmado pela presidente eleita, o CNC está trabalhando junto ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também tem garantido que o novo governo vai criar ações para o café e os produtores", contou Gilson.

Embora a expectativa do CNC seja positiva, a futura presidente, que integra a linha de frente do atual governo federal, terá que mudar radicalmente de postura, uma vez que o setor cafeeiro não conseguiu ver atendidas suas necessidades de forma concreta, com uma política agrícola efetiva e de respaldo ao café.

Em seu primeiro pronunciamento após a confirmação da vitória, Dilma disse que "passada a eleição agora é hora do trabalho. Passado o debate dos projetos agora é hora de união", destacou a presidente eleita, que abordou em sua fala uma diversidade de temas, mas não citou, especificamente, a palavra agricultura e pecuária em nenhum momento. Dilma disse também que "o Brasil é uma terra generosa e sempre devolverá em dobro cada semente que for plantada com mão amorosa e olhar para o futuro".

Gilson Ximenes citou que a presidente disse, após saber da vitória nas urnas, que "irá honrar todos os compromissos de campanha". "É por isso que estou confiante, e olhando um futuro próximo com mais otimismo para a cafeicultura", disse o dirigente nacional do setor produtor de café.

Já o presidente da Comissão de Café da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, disse que ainda é cedo para avaliar, mas que é preciso uma ação conjunta das instituições do setor para cobrar o compromisso da presidente eleita. "Para esse compromisso ter sucesso é preciso que a CNA, o CNC e a bancada do agronegócio, representada pelo deputado federal Carlos Melles, cobrem o que foi prometido", disse Breno.

Segundo o presidente da Comissão, será necessário que essas instituições se reúnam para traçar novas diretrizes e discutir estratégias. "Só depois disso, poderemos discutir com o governo. Por causa do endividamento dos produtores, sem resolver o passado, não há como agir no futuro", ponderou Breno.

Breno Mesquita acredita que o compromisso da presidente Dilma pode levar à valorização do produtor. "Se o produtor for efetivamente valorizado, finalmente o Brasil exercerá, na prática, a sua liderança no mundo e isso trará excelentes resultados para o setor", finalizou.

As informações são do Coffee Break, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/11/2010

Que ilusão Sr. Gilson Ximenes, veja o caso da fatídiga CPMF, o assunto já entrou em pauta de novo. Caro amigo Breno Mesquita espero que o Sr. não tenha mais uma decepção, compromissos de campanha são apenas promessas jogadas ao léu.

Abraços
Carlos Alberto de Carvalho Costa

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures