ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeduto: tubulação de água leva café morro abaixo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/06/2009

2 MIN DE LEITURA

1
0
Em Ouro Fino, região montanhosa no sul de Minas, uma ideia simples, surgida há 30 anos, ainda atrai produtores e curiosos. O "cafeduto", construído pelo cafeicultor José Peres Romero, da Romero Estate Coffee é uma tubulação de PVC de 1.600 metros de extensão que transporta o café colhido do alto no morro até os terreiros e secadores. No topo do morro, duas nascentes foram represadas e a água, por gravidade, leva os grãos para o local de processamento.

"Tive a ideia depois de voltar de viagem a Israel, onde é preciso economizar cada gota de água", lembra Romero, que possui 200 hectares de café. "É um sistema simples, já que o café e a água descem por gravidade, sem gasto de energia. Essa água, que transporta o café, desceria naturalmente do morro." Antes, o café descia com carro de boi ou com trator. "Em dez minutos o café colhido chega lá embaixo."

O cafeduto, que tem parte da tubulação enterrada, levou cerca de um ano para ficar pronto e não exigiu projeto sofisticado. "Testei tubos de diversos materiais e a quantidade de grãos ideal, até chegar ao funcionamento atual, cuja vazão é de 120 litros de café/minuto", conta o produtor. A água, além de lavar os grãos sem fermentá-los, também ajuda na separação do café boia, cereja e verde.

Segundo Romero, café ideal é o que dá bebida de boa qualidade e produtivo. Por isso, vive em busca de tecnologias que possam melhorar a rentabilidade. Com produtividade de até 35 sacas/hectare, o cafeicultor adota manejo intensivo e, com cuidados após a colheita, garante a qualidade do produto. "Faço análise de solo e foliar, aplico calcário e gesso no solo, faço plantio adensado, tenho terreiros cobertos e cinco secadores e plantei árvores para servirem de quebra-vento e protegerem contra geadas."

A mais recente novidade foi o plantio de braquiária nas ruas do cafezal. "Assim como faço o manejo do mato, planto braquiária como cobertura verde." Segundo ele, a braquiária dispensa a aplicação de herbicidas para acabar com o mato e ajuda a processar nutrientes de interesse do cafeeiro. O pesquisador Roberto Antônio Thomaziello, do IAC-Apta, explica que a braquiária, como as gramíneas, tem uma relação elevada entre carbono e nitrogênio. "Incorporada paulatinamente, melhora a retenção de água, aumenta a fertilidade e otimiza o aproveitamento dos nutrientes pelo café. É opção barata e fácil", diz.

Vista parcial do cafeduto



Clique aqui para saber mais sobre a Homero Estate Coffee.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAFAEL ALTOE FALQUETO

VENDA NOVA DO IMIGRANTE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/07/2009

Romero, parabéns pelo projeto.

Gostaria de auxiliá-lo a melhorar sua média de produtividade. Nas áreas da região Serrana onde presto consutoria a média está em torno de 55 sc/ha e com custo de 25 sc/ha a 30 sc/ha.

Atenciosamente.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures