ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CAFÉ/CEPEA: Oferta mundial deve manter preço pouco remunerador em 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/01/2014

1 MIN DE LEITURA

3
0
O setor cafeeiro enfrentou quedas sucessivas nas cotações de arábica em 2013 e, para este ano, o cenário tanto no mercado interno quanto no externo ainda é pouco promissor. A razão para o grão se manter desvalorizado foi o aumento na produção mundial em ritmo mais acelerado que a demanda, resultando em elevação dos estoques na atual temporada (2013/14) e expectativa de volume alto também para a seguinte (2014/15).

O Brasil e o Vietnã e, em menor proporção, a Colômbia contribuíram para elevar a produção mundial em 2013/14 para cerca de 150,5 milhões de sacas de 60 kg, de acordo com o USDA. Se confirmada, será a segunda maior produção da história – o recorde foi em 2012/13 com 153,3 milhões de sacas. Quanto ao consumo no mundo, deve alcançar o também recorde de 144,4 milhões de sacas em 2013/14.

Assim, os estoques mundiais ao final da temporada 2013/14 estão previstos pelo USDA em 36,33 milhões de sacas, o maior volume desde a safra 2008/09, quando os preços do grão também estavam em patamares reduzidos. Para o Brasil, o Departamento estima estoque de 7,9 milhões de sacas no encerramento da safra atual, o maior desde a temporada 2006/07. Quanto aos países consumidores, o volume estocado deve se manter praticamente nos mesmos patamares das últimas quatro temporadas. Além dos altos estoques, pesam sobre as cotações a expectativa de maior produção no Brasil na próxima safra (2014/15), que é de bienalidade positiva.

As informações são do Cepea/Esalq.
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE ROBERTO SILVA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 06/01/2014

O que regula preço é o mercado. O que precisamos de fato é de uma política agrícola que atue firme na assistência técnica ao produtor e que dê incentivos somente quando a atividade necessitar. Não adianta ficar injetando dinheiro prá aumentar safra prá depois os produtores ficarem atolados nas dívidas e com os produtos sem nenhum valor.
VITOR LONGO DA SILVA FILHO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/01/2014

Exportamos mais em 2013, mas o valor da produção foi muito menor que em 2012. Não há planejamento. Permanece a iniciativa isolada. Quando o preço está bom há correria para plantar. Quando os preços caem, muitos quebram, outros erradicam, outros fazem podas severas. A história se repete.Realmente, parece que há mais café ofertado do que o mundo pode consumir. O resultado é conhecido: estoques altos e preços baixos. Temos que mudar o foco da "quantidade" e nos especializarmos em "qualidade".  
HELIO LUCCHINI NOBREGA

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/01/2014

No Brasil o governo deve interferir no negocio café, só o governo tem capacidade para isto, tem que tomar medida drastica e certeira . Tem que diminuir as lavouras em 30 % e queimar uma porcentagem para regular os preços como já feito no passado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures