ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café da Zona da Mata de Minas é exportado para Espanha e Arábia Saudita

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/04/2023

3 MIN DE LEITURA

0
2

Os cafés do Sítio Rochedo, cultivados pelo cafeicultor Marinaldo de Freitas Santos, no Caparaó, Zona da Mata de Minas, acabam de chegar na Espanha e na Arábia Saudita. O produtor, que é atendido pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte, do Sistema Faemg Senar, pôde expandir seu negócio após visitar a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). 

“Se eu não tivesse conhecido o Programa ATeG, não teria ido à Semana Internacional do Café em 2022 e feito contato com os possíveis compradores”, atestou Marinaldo, que seguiu os passos do bisavô e hoje atua junto com familiares na cafeicultura.

Ele foi incentivado a participar da SIC pelo técnico de campo do ATeG Café+Forte, Jorge Araújo, do Sistema Faemg Senar, que o acompanha desde junho de 2021. A partir do evento, ele comercializou 17,5 sacas de 30 kg, por cerca de R$ 2 mil cada. Desde 2019, Marinaldo investe em cafés especiais, mas foi com a assistência técnica e gerencial que ele começou a ver os resultados.

“Nosso propósito era fazer algo diferente da lavoura à moda antiga para conseguir mais qualidade, mas faltava conhecimento sobre como fazer e sobre o mercado para esse produto diferenciado”, explicou o cafeicultor, que relembrou a trajetória do bisavô, o também produtor de café Dedicácio Faria. “É a realização de um sonho de homenagear o legado que ele deixou, e tudo que construiu para a família com muito trabalho”, comentou.

Marinaldo destaca que, após seguir as recomendações técnicas, viu sua produção melhorar, principalmente no pós-colheita. Eles também fizeram diversos cursos, como o de Classificação e Degustação de Café e o de Torra, oferecidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caparaó, em parceria com o Sistema Faemg Senar.

“Mesmo com muitos anos na lida, ainda temos muito o que aprender para corrigir erros. Agora, eu consigo provar e classificar o meu café e isso é maravilhoso, agrega muito”, disse. Além disso, o técnico de campo, reconhecendo o potencial do café Sítio Rochedo, não só pela localização geográfica, mas pela dedicação dos produtores, incentivou a família a participar de concursos de qualidade.

Já na primeira competição, no ano passado, o café recebeu 86 pontos e foi o sexto colocado no concurso municipal realizado pela Emater e pela prefeitura. O resultado animou Marinaldo e toda a família. “Ficamos três dias abordando possíveis clientes, conhecendo pessoas e falando sobre o nosso café e isso nos abriu muitas portas”, relembrou.

Além do lote premiado no concurso, o produtor vendeu outros dois que alcançaram 87,75 pontos. “Estou muito feliz e realizado. É uma conquista formidável, de encher o coração de alegria. Agradeço a família e ao ATeG Café+Forte, que abriu nossos olhos. Tinha tudo na mão, mas faltava o incentivo”, sintetizou o cafeicultor.

A ideia de levar as amostras foi do técnico Jorge Araújo. O profissional destacou a satisfação ao ver que o produtor aceitou as sugestões e conseguiu bons negócios. Jorge ainda ressaltou que Marinaldo já tinha lavouras bem cuidadas e produtivas, excelente organização e que, com o ATeG, pôde focar na comercialização.

“A qualidade é o grande potencial deles. Eles comercializavam perdendo dinheiro, mas, com orientação, vamos encontrando caminhos para um novo mercado. Estamos juntos há um ano e meio e o trabalho decolou muito rápido e tem tudo para crescer ainda mais. Este ano a produção será de 180 a 200 sacas e, em 2024, deve ultrapassar 300 sacas”, pontuou Jorge.

Há cerca de um mês, a família investiu na própria marca de café torrado e moído. Os cafés especiais do Sítio Rochedo são vendidos em embalagens de 250 g, por R$ 20. A família segue envolvida na comercialização, que é feita pela internet e no mercado local de Caparaó.

“O produto tem tido boa aceitação. Acredito que temos potencial e vemos possibilidade de crescer muito. O Sistema Faemg Senar e o ATeG vão nos ajudar muito e acompanhar mais vitórias e oportunidades”, concluiu Marinaldo. O instagram para interessados é @sitio_rochedomg.

As informações são da assessoria de comunicação do Sistema Faemg Senar, em Viçosa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures