O principal objetivo da participação do Café da Colômbia foi promover o produto e incentivar o público a provar “detalhadamente” o café do país, tanto torrado e moído, como liofilizado, assim como mostrar o profissionalismo do Café da Colômbia e o padrão de qualidade superior do grão.
No Café Show China 2014 e concretamente no stand do Café da Colômbia, foi realizada a primeira edição da Competição de Provadores de Café Colombiano, da qual participaram 40 especialistas da indústria procedentes de seis cidades, incluindo torrefadores, baristas e líderes de opinião sobre temas de café.
Ainda que por questões culturais, na maioria dos países asiáticos se consome mais chá que café. O tamanho de suas populações e a crescente demanda de café representam um importante potencial de crescimento para o consumo de café colombiano, destaca o comunicado.
Na China, 1,1% da população consome café frente a 98,9% que consome chá, segundo um estudo da firma Euromonitor sobre as preferências dos consumidores entre café ou chá, mas o mercado de café para a região da Ásia Pacífico em 2013 representou US$ 12,508 bilhões, com um crescimento estimado de 3,1% até 2018.
O Japão é o principal consumidor de café da Ásia e o segundo comprador mundial de café colombiano depois dos Estados Unidos, com 1,1 milhão de sacas em média anualmente nos últimos anos.
Além da exportação de café colombiano de valor agregado a países como China, Coreia do Sul e Japão (à China em particular têm chegado várias apresentações do café liofilizado produzido pela Buencafé), a marca e a cadeia de lojas dos cafeicultores colombianos, Juan Valdez Café, entrou esse ano na Coreia do Sul e Malásia.
A reportagem é do https://www.elespectador.com / Tradução Juliana Santin