ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café: Bolsa de NY permitirá ensacamento a granel em 2015

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/12/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
Depois de aceitar a entrega de café brasileiro no início de 2013, a Bolsa de Nova York (ICE Futures US) vai quebrar mais um tabu: permitirá o recebimento de produto a granel, acondicionado em contêineres forrados, ou em 'supersacks', também chamados de 'big bags', para cerca de mil quilos. Atualmente, a entrega de café em armazéns licenciados pela ICE é feita nas tradicionais sacas de juta de 60 kg. A medida valerá para o contrato com vencimento em dezembro de 2015.

Em comunicado, a Bolsa informa que permitirá esse tipo de entrega "somente para o café que foi exportado de origem em um 'supersack' ou contêiner forrado". No armazém credenciado de destino, o café será reensacado em unidades de 60 kg, pois continuará valendo a liquidação do contrato nesse volume. Antes, porém, deverá ser criado um documento de embarque contendo dados sobre país de origem, número do contêiner, entre outras exigências.

O diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Guilherme Braga, considera que um dos motivos da medida deve ser a redução de custos, com a movimentação de grãos em larga escala em menos tempo. "Outro aspecto é o reconhecimento de uma nova realidade logística", diz Braga.

No mercado físico, os grandes compradores internacionais de café, como a indústria torrefadora, já têm estrutura apropriada para receber os 'supersacks'. Segundo ele, atualmente muito café brasileiro já é exportado em 'supersacks' e vai direto do porto de destino para os armazéns das indústrias. Um big bag pode receber, em média, de 20 a 25 sacas de 60 kg do grão.

Apesar das vantagens, segundo um corretor, o transporte de café a granel reacende a preocupação com a qualidade do grãos entregue na Bolsa de Nova York, o que poderia pressionar os preços futuros em relação ao mercado físico. Ele estima que, com a nova regra, ficará mais difícil garantir que os grãos de café se originaram a partir do país anunciado. Além disso, algumas indústrias fazem questão de receber o produto da origem em sacas de 60 kg.

Peso excessivo ao trabalhador - Braga observa que, internamente, o Brasil discute a questão de saúde do trabalhador braçal no transporte de carga de produtos alimentícios em sacas de 60 kg. A ideia é limitar a carga a sacas de 30 kg. "O assunto está em discussão no Congresso Nacional", ressalta. Trata-se do Projeto de Lei 5746/05, do Senado, que reduz de 60 kg para 30 kg a carga máxima para trabalhadores que fazem serviços braçais, como estivadores e operários da construção civil.

O objetivo do projeto é evitar acidentes e garantir melhores condições de trabalho a essas categorias. A proposta já foi aprovada pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Trabalho. Foi rejeitada, no entanto, pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

As informações são do Estadão Conteúdo, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO FERNANDO BACCETTI

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS

EM 02/01/2014

A granelização do café não tem volta! Os armazéns credenciados tanto pela ICE quanto pela BMF e LSE precisam se adequar para receber, movimentar e entregar o café tanto em sacas quanto a granel e ou big bag. Além de desumano, carregar sacas de 60 kg é muito caro. Pensar que a granelização ( big bags ou silos ) prejudica o café ou pode propiciar fraudes no café que venham a comprometer a qualidade é um grande erro. Existem uma serie de mecanismos que garantem a origem e a qualidade do café. Aliás, poucos produtos possuem controle tão regido de qualidade e origem.

O café precisa de reduzir os custos operacionais e estratégias comerciais que favoreçam o Brasil no mercado mundial. BACCETTI  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures