ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cade aprova aquisição da Montes Claros pela 3 Corações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/01/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
A compra da Montes Claros pela Três Corações foi aprovada nesta quarta-feira (20) pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O negócio elevou para mais de 54% o domínio da Três Corações nas vendas de capuccino, além de ampliar a participação nos mercados de café com leite e café torrado e moído. Mas foi aprovado porque, segundo o relator do processo, conselheiro Olavo Chinaglia, as participações da Montes Claros eram muito pequenas e pouca acresceram à Três Corações. O Cade determinou apenas uma mudança na operação: reduziu a cláusula de não concorrência entre as empresas de dez para cinco anos.

No mercado de café torrado, a liderança é da Sara Lee, que detém as marcas Pilão, Do Ponto, Caboclo, União e Seleto. Ao todo, essas marcas dão 20,3% à Sara Lee. O grupo Santa Clara é o segundo, com as marcas Absoluto, Três Corações, Pimpinella e Kimimo (14,3%). Em terceiro, está a Melitta e a Bom Jesus, com 7,7%. A Montes Claros tem só 0,6%.

No mercado de capuccino, a Santa Clara é líder, com 54%. O segundo lugar está bem distante: são 10% de participação da Companhia Cacique Café Solúvel. O domínio da marca Três Corações está bem acima do piso de 20% previsto pela Lei Antitruste (nº 8.884). É a partir de 20% do mercado que o Cade e as secretarias de Direito e de Acompanhamento Econômico (SDE e Seae) dos ministérios da Justiça e da Fazenda passam a olhar com mais atenção para a operação. Porém, a Montes Claros tem só 0,4% do mercado de capuccino.

No mercado de café com leite, a situação é bem mais tranquila. A Três Corações tem 5,2% e a Montes Claros, 0,05%. Aqui, a operação vai manter o grupo Santa Clara no segundo lugar, seguido pela Melitta, com 4%. A liderança é da Nestlé, com 31%.

Esse dado foi suficiente para que as secretarias concluíssem que o ganho de mercado decorrente da operação é insuficiente para aumentar o poder da Três Corações de maneira a ameaçar a concorrência. Assim, a SDE e a Seae recomendaram ao Cade a aprovação do negócio.

A reportagem é do jornal Valor Econômico, adaptada pela equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures