ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil autoriza importação de café verde por meio do regime de drawback

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2017

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

9
0
Por Camila Cechinel

A indústria de café solúvel está autorizada a importar 5. 893 sacas de café robusta do Vietnã por meio do regime de drawback, de acordo com nota divulgada ontem (09/05) pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O mecanismo permite que a importação geral não pague tarifas, desde que o produto industrializado seja exportado.

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

A Pasta afirmou que recebeu quatro pedidos de drawback para importação após o não aparecimento de produtores interessados em vender o produto nos dois leilões privados realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no dia 22 de março. Para importar, a indústria precisa pedir consentimento prévio ao Ministério da Agricultura, processo que demora 60 dias.
Embora as autorizações de drawback de café estejam acontecendo, ainda não houve importação efetiva, segundo o MDIC.
 

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/05/2017

O Brasil sempre foi e sempre será o maior produtor, o maior exportador do mundo e também o segundo maior consumidor de café. De uns tempos para cá, algumas indústrias multinacionais estão tentando, de todas as maneiras, importar café pelo sistema Drawback. Isto quer dizer que irão comprar matéria-prima do exterior para depois reexportar sem utilizar nenhum café brasileiro, incentivando com isso a produção em outros países. Em pouco tempo, de maior produtor e exportador passaremos a simples consumidor e nossos parques cafeeiros serão totalmente destruídos. Será isso que vocês querem?
SILVIO BENETTI

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 12/05/2017

Caro Carlos Alberto

Pense grande! Se a gente importar as parcelas de café de qualidade que não produzimos para fazer os blends que o MUNDO REQUER, poderíamos, além do maior parque produtor do mundo, também ser o maior exportador de cafés torrados e moídos do mundo? 

A Alemhnha não tem um só pé de café e é o maior exportador de torrado e moído do mundo, meu amigo.

Só uma coisinha: se a gente exportar café pronto para ser consumido, só de frete a economia será de 20%, pela diferença de peso entre café em grão crú e torrado.

Em luta honesta, poderíamos até ficar com somente 10%....

Vocês, produtores, teriam uma quantidade muito maior de compradores aqui no país. Maior concorrência entre eles, qualidades sendo disputada por mais gente, mais preço....isso é século XXI, caro amigo.

Quando se exporta, vai junto conhecimento, parque industrial, energia, combustível, mão-de-obra, embalagem, logística e, é claro, matéria- prima. Percebe quanto mais valôr se adiciona em 60 kg de café em grão crú????

Fica ai parado não......brigue por coisa bem maior, do jeito que está só se esta mesmo protegendo empregos públicos e empregos políticos. Sai dessa, seu pensamento e atitude só beneficiam estes retrógados.

Abração, 

Silvio Benetti

Corretor de Cafe
MARCELO RODNEY DE SOUZA

LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/05/2017

Precisamos pensar a cafeicultura de forma estratégica. O que hoje vemos como um fantasma para a cafeicultura brasileira pode se tornar uma porta de novas oportunidades.
SILVIO BENETTI

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 11/05/2017

Edimar, 

Nosso país deveria ser o maior exportador de café INDUSTRIALIZADO DO MUNDO.

Só não é por causa do atraso, do pensamento retrógado a respeito de proteção a mercado de produção agrícola ou industrial...Hoje, os maiores produtores de Café Industrializados que o brasileiro consome são "GRIGOS". Eles vendem 65% do café que consumimos comprados no nosso comércio.

QUEM PROTEJEU QUEM??????????????

QUANDO SE É O MAIOR EM ALGUMA COISA, NÃO SE PODE TER MEDO DE CONCORRÊNCIA!! ABRAM OS PORTOS PARA IMPORTAÇÃO DE CAFE DE ONDE FOR. ISTO É O QUE SE CHAMA DE MERCADO ABERTO. COM ISSO PODEREMOS TER QUALQUER 'BLEND' QUE O CLIENTE, EM QUALQUER PARTE DO PLANETA, NOS PEDIR. 
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/05/2017

Sr Silvio Benetti, você está fazendo o jogo das indústrias, a qual não importa em qual situação ficará nós, os  produtores. Temos o maior parque cafeeiro do mundo gerando milhões de empregos diretos e indiretos. A previsão de safra do Brasil supera os cinquenta milhões de sacas de todos os tipos e qualidades. Já pensaram na quantidade de desemprego que esse fatídico Drawback causará? E o êxodo rural juntando com mais de quatorze milhões de desempregados? Os empregos gerados pela indústria é o mínimo, em comparação com a produção. Isso tudo sem pensar nos problemas fitossanitários que causaram em nossas lavouras e no  regime de escravidão em que vive os que produzem esse café. Já calamos Blairo Maggi e agora calaremos o ministro do MDIC, que para nossa tristeza é capixaba.
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 11/05/2017

Parabéns Silvio pela sua colocação. Pena que a maioria dos produtores e políticos não tenham uma visão aberta ao mercado. 
SILVIO BENETTI

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 11/05/2017

Essa história de colocar "mata burro" para importação de café é, na minha opinião, UM TIRO NO PÉ. Nesta última proibição, então, a assinatura de burrice ficou muito clara. Senão, vejamos uma manchete como essa: "BRASIL IMPORTA CAFÉ PARA SEU CONSUMO". Pergunto: é notícia para jogar o mercado para baixo ou é para jogar o mercado para cima? Veja bem, o maior produtor do mundo importando matéria-prima para sua indústria, que vende 99% no mercado interno...

A propósito, sabem porque a Alemanha hoje é uma fábrica de café torrado e moído? Importam exatos 3 vezes mais que consomem?  Porque podem importar cafés de qualquer parte do mundo e fazer os BLENDS necessários para vender em qualquer lugar do mundo.

No Brasil temos o maior parque industrial de máquinas para indústria de torrado e moído do mundo, as mais variadas qualidades de cafés do mundo, mas não temos TODAS as qualidades e por isso EXPORTAMOS UMA NINHARIA. Sem a possibilidade de importar cafés com as qualidades que possam completar os BLENDS necessários para atender clientes, exportando junto energia elétrica, combustível, papel, papelão e tintas para embalagens e principalmente EMPREGOS. Estamos por aqui vendo a banda passar por pura burrice, políticas ditas protecionistas que não protegem NADA, somente empregos para políticos retrógrados, gente do século 19 ou no máximo 20.....

Enfim, não enxergam um palmo adiaganho que se ante de seus narizes. 

AH! o grega é do tamanho do lucro dos alemães, fora a diferença de peso entre cafe crú e torrado na logística.  Há quem poderíamos mostrar este pensamento?

Bom dia a todos

Silvio Benetti
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 11/05/2017

Leilão com preços abaixo do praticado no comércio nunca vai ter lotes à disposição. Importar café hoje, deve chegar os primeiros lotes no brasil daqui a 90 dias.Dentro de 15 dias já teremos cafés novos diretos dos produtores no mercado. Governo de bananas, não atende nem a indústria nem os produtores, a incompetência  está no comando...
PAULO PECCINI

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/05/2017

Realmente esse governo é um governo que está favorecendo somente  a indústria, parece até brincadeira uma notícia dessa nesse momento em plena safra de café.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures