ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Boa produção em 2012 permitirá recompor estoque, diz Illy

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/10/2011

2 MIN DE LEITURA

2
0
O presidente da torrefadora italiana illycaffè, Andrea Illy, estimou que a produção global do grão em 2012 deverá ser abundante, permitindo recompor estoques. Com isso, as cotações futuras do produto na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) tendem a experimentar uma queda para cerca de 180 centavos a 200 centavos de dólar por libra-peso por volta de janeiro de 2012, antecipando principalmente a colheita brasileira, cujo pico ocorre a partir de julho. Ontem (26), em Nova York, o primeiro vencimento do contrato futuro de café (dezembro) fechou a 236,55 centavos.

"A lógica de uma colheita abundante no ano que vem sugere uma queda dos preços, mas não sou mago", ponderou Illy, durante entrevista hoje aos jornalistas, para anunciar a inauguração de um showroom da marca nos Jardins, em São Paulo. Segundo ele, além do Brasil, o que acontecer com a safra da Colômbia, segundo maior produtor mundial de grãos arábica, será crucial para o comportamento do mercado. "Se a safra colombiana voltar aos níveis superiores a 10 milhões de sacas de 60 kg, teremos uma colheita mundial abundante", disse. Mas se o clima adverso (excesso de chuvas) persistir naquele país, "será difícil recompor estoques que permitam uma queda das cotações", ponderou.

A illycaffè é reconhecida mundialmente por adquirir apenas grãos de café de alta qualidade, para constituição de um só blend. A cada safra, a empresa armazena cerca de 20 mil toneladas de café na região de Trieste. Cerca de 50% do total é proveniente do Brasil e a outra metade vem de 13 países diferentes. "Oferecemos um só blend como opção estratégica, garantindo mais qualidade e equilíbrio", explicou.

Andrea Illy acrescentou que a qualidade dos cafés brasileiros tem melhorado a cada ano. A empresa paga diretamente aos cafeicultores, em média, prêmio de 30% sobre o valor de mercado. Ele estimou que o número de fornecedores tem se mantido estável em cerca de 700 produtores, principalmente por causa da melhoria em qualidade. "Há 10 anos, a illycaffè comprava 1 em cada 10 amostras de café. Hoje são adquiridas 7 em cada 10 amostras", salientou.

No varejo, a torrefadora desenvolve dois projetos. Um deles é a cafeteria Espressamente illy, com cerca de 230 lojas no mundo. Uma unidade funciona experimentalmente em shopping de São Paulo. O outro projeto é a illyshop, com oferta de produtos para consumo no lar. No Brasil existem quatro pontos de venda e cerca de uma centena no mundo. "Queremos ficar cada vez mais próximos do consumidor final", disse Federico Di Franco, diretor geral da illycaffè Sud America, subsidiária da empresa no Brasil.

O presidente da illycaffè comentou, ainda, sobre uma nova campanha mundial da empresa que acaba de ser lançada na TV e nos jornais da Itália. "Trata-se de um novo posicionamento da marca, valorizando a paixão pela excelência e a ética, com o slogan ´Live Happilly´", afirmou. Ele não revelou o volume de recursos investidos na iniciativa, que deverá chegar ao Brasil. "A campanha virá ao Brasil, mas ainda não sabemos por meio de qual mídia", concluiu.

As reportagem é da Agência Estado, adaptada pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/10/2011

Na verdade eu gostaria de saber com que base os chutadores que estimam a safra de 2012 lançam seus números, como se eles tivessem contado os cafeeiros, um a um, e contados os grãos. Não é melhor esperar pelo menos até fevereiro? O Fernando de Barros de novo fez os comentários pertinentes. Apoio integralmente.
FERNANDO DE SOUZA BARROS JR.

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TRADER

EM 27/10/2011

Prezados Companheiros

O Torrefador depende de nossa produção,portanto jamais vai dizer que a quantidade e qualidade não será suficiente certo! O produtor como depende de crédito não pode dizer que teve quebra de 30 a 40% e aquele que teve geada por exemplo coitado!? O Sistema é manter todos endividados dependente de crédito ok! Os números são aqueles necessários para levar o negócio em banho maria.

O consumidor cuja satisfação é o objetivo final agora me parece começar a querer saber de onde e o que está bebendo.Portanto devido a estoques baixos teremos a hora da verdade pois em março a maio de 2012 o tacho será raspado e aí saberemos a realidade dos números tão falados. Safra de 2012 é cedo para falar mas certamente vai ser inferior a de 2010 e não vai adiantar fabricar números, vamos ver! Se o preço da cotação do café de NY vier a U$2,00 por libra o noso café terá um premio merecido de U$1...U$2... a mais, pois nos EUA os certificados estão velhos, com 6 anos ou mais e mesmos assim serão absorvidos quase que na totalidade. O tempo dirá!

Abraço e até mais

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures