ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Boa Esperança/MG: Minas Gerais está sob influência de áreas de instabilidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/03/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Bruno de Souza Monte Raso, de Boa Esperança/MG:

" O que está acontecendo com as previsões do tempo que estão tão longe da realidade? Estávamos desde o carnaval sem chuvas e sempre tendo previsões que choveria. Ontem não tínhamos previsão nenhuma de chuvas e chove 35mm. O que ocorre?

Celso Oliveira, meteorologista da Somar:

"Prezado Bruno,

Desde o Carnaval, Minas Gerais está sob influência de áreas de instabilidade. Trata-se de um padrão muito diferente do observado no início do verão, quando chovia de forma torrencial sobre Minas Gerais por conta de frentes frias estacionadas.

Dependendo do tamanho do sistema, Bruno, a previsão é mais ou menos confiável. Frentes frias são sistemas de milhares de quilômetros, cuja previsibilidade é muito boa. Entretanto, quando estamos sob domínio de áreas de instabilidade, cujas nuvens carregadas algumas vezes têm apenas alguns quilômetros de diâmetro, a previsibilidade cai consideravelmente. Vale salientar que a Somar indica a probabilidade da chuva através de seus ícones. O ícone de "Pancada de Chuva" indica chuva generalizada. Já a "Chuva Isolada" ou "Pancadas Isoladas de Chuva" indicam chuva isolada. Normalmente, na chuva isolada, o acumulado que aparece é baixo. Mas isto acontece, porque a previsão é feita para uma área de 100km quadrados. E em uma área desta, o acumulado médio de chuva por quilômetro quadrado acaba sendo baixa, já que a precipitação é irregular. Acaba-se tendo 35mm, como descrito por você, e 0mm em muitas áreas.

Afirmo que neste momento acertar a quantidade de chuva em uma área onde as precipitações estão muito localizadas é um grande desafio, Bruno.

Em um momento como este, prefiro falar em cenários à quantidade de chuva. Precipitações como as que aconteceram no fim de semana, dificilmente se repetirão. Até há potencial para chuva nesta segunda-feira, porém depois disso, a precipitação retornará apenas por volta de 15 de março. Ainda trabalhando-se com cenário, vale salientar que finalmente veremos mudança de padrão a partir desta data, já que pela primeira vez desde janeiro, uma frente fria chegará ao Estado de Minas Gerais, trazendo chuva forte e generalizada."

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures