ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BM&FBOVESPA: 12º Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014 discute o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/05/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Painel “Perspectivas do mercado de café”, que integrou a programação do 12º Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2013 e 2014, realizado pela BM&FBOVESPA nesta terça-feira (28/05), debateu o setor cafeeiro como um todo, com destaque para os preços da saca e o crescente aumento do consumo da bebida nos mercados interno e externos.

Na abertura do Painel, o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, destacou a importância do debate por conta do difícil momento que a cafeicultura vem enfrentando. Disse ainda que o preço mínimo estipulado pelo governo não justifica os parâmetros utilizados para a atribuição do valor.

Coordenado pelo jornalista Andre Reche, o encontro seguiu com a palestra de João Carlos Hopp Jr., diretor comercial da Exportadora de Café Guaxupé. Para ele, o efeito do preço na safra brasileira é evidente, estimulando baixa produtividade na lavoura. “Bons preços geram maior produção”, afirmou. Outro ponto abordado foi a elevação dos custos de produção e de mão de obra, sendo estes um dos fatores que estão desfavorecendo o cafeicultor brasileiro. “Além disso, temos a questão da exportação. Estamos exportando menos, ou seja, estamos carregando a grande parte do estoque mundial de café. É preciso aumentar a participação brasileira no mercado externo”, apontou. Sobre as perspectivas do setor, João Carlos disse que apesar da crise, por conta do baixo preço da saca de café e dos altos custos de produção, o cenário deve melhorar na safra de 2015. “Deve haver uma recuperação mais forte dos preços”, declarou João Carlos.

A entrada agressiva do Vietnã no mercado mundial de café foi outro ponto forte do painel. A produção “exagerada” do país e a falta de informação dos dados reais do setor vietnamita colaboraram, na visão dos especialistas, para a queda dos valores praticados e influenciaram as exportações brasileiras.

Se por um lado as perspectivas apontam melhoras nos próximos dois anos, Robério Silva – da Organização Internacional do Café – afirmou que o setor deve seguir otimista, já que boas notícias vêm quando se fala em consumo. Na visão da OIC, o consumo da bebida tem crescido consideravelmente nos países emergentes e que a China e a África têm se mostrado potenciais consumidores de café. “Somos os maiores produtores de café do mundo e isso aumenta a nossa responsabilidade. Mesmo o mercado cafeeiro tendo essa excelente notícia sobre a elevação do consumo no exterior, os países produtores, como o Brasil, tem uma lição a aprender. Não podemos meramente de deixar de vender o café, por conta do preço mínimo da saca, é preciso ordená-lo”, explica.

Carlos Paulino comentou que as perspectivas confirmaram que a produção será boa, porém não tão grande. “Mostraram também que o preço está desproporcional, mas mais cedo ou mais tarde haverá reação na cafeicultura”, disse.

Além dos líderes do setor cafeeiro, o 12º Seminário reuniu especialistas do agronegócio que discutiram as tendências das cadeias produtivas de milho, aves, suínos, algodão, açúcar, etanol, pecuária de corte e soja. O evento aconteceu em São Paulo.

As informações são da Cooxupé. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures